Vários países vão separar o primeiro sábado de fevereiro (4) para se conscientizarem sobre a importância de prevenir o câncer. Isso porque nesta data comemora-se o Dia Mundial de Luta contra esta doença, que acomete mais de 12 milhões de pessoas no mundo, todos os anos, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Entre os vários tipos de cânceres que existem, o de mama é o que mais mata mulheres em todo o mundo, conforme dados da Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer. Ele é o segundo tipo de tumor maligno mais incidente entre as brasileiras, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.
O perigo desta enfermidade aumenta abruptamente para aquelas com idade a partir dos 45, chegando a seu pico ao redor dos 65-70 anos. Só para se ter uma ideia da gravidade, cerca de 77% das mulheres com câncer de mama tem mais de 50 anos.
Um dos prejuízos mais devastadores do nódulo nos seios está intimamente ligado à autoestima da mulher, que, além de se submeter à mastectomia (procedimento de remoção da mama), sofre com as quedas de cabelo, decorrentes das longas sessões de quimioterapia.
Para minimizar os efeitos físicos da doença sobre a aparência feminina, uma aliada de muitas mulheres tem sido as próteses capilares. Além de oferecerem um efeito extremamente natural, são uma alternativa muito eficaz para quem não quer se submeter a uma cirurgia de transplante capilar.
Fernanda Tompa, sócia do Ntc Soluções Capilares, empresa em Belo Horizonte especializada em próteses, perucas e apliques, com 55 anos de mercado, esclarece seis dúvidas sobre as próteses e os benefícios que elas podem trazer para a autoestima da mulher vítima de câncer.
 

  • Qual a diferença entre prótese e peruca?

Basicamente a diferença está na forma de prender. A peruca não é fixa. Quem usa costuma tirá-la para dormir ou realizar algumas atividades do dia. Já a prótese é fixada por adesivos e/ou colas específicas ou também por presilhas, o que permite à mulher fazer diversas tarefas sem precisar retirá-la, como tomar banho e praticar exercícios. Além disso, a prótese, diferentemente da peruca, que sempre é utilizada para a cabeça toda, pode ser usada em áreas específicas do couro cabeludo.
 

  • O cabelo é natural ou sintético? De qual material é feita a base da prótese?

Para se levar uma vida 100% cômoda com a prótese capilar, até mesmo na hora de dormir, é imprescindível que os fios sejam naturais.  A base pode ser feita em diversos materiais, como Silktop, Lace, Micropele, HD ou a combinação de mais de um tipo. Cada um proporciona um acabamento, que é escolhido de acordo com o estilo de vida e penteado de quem vai usar.
 

  • Quais os benefícios e desvantagens do uso da prótese capilar?

A recuperação dos fios é imediata e não invasiva, ou seja, completamente indolor, além de ter um preço acessível em relação a uma cirurgia. Ela – a prótese – resolve de forma definitiva os problemas para quem tem queda de cabelo, independentemente do motivo. Seu uso é seguro e não atrapalha, caso a pessoa esteja fazendo algum tratamento tópico.
Quem optar por usar a prótese com adesivos e/ou colas, deve fazer manutenções periódicas, com produtos adequados, para mantê-la bonita e com vida longa. Além dos reajustes, outros serviços podem ser oferecidos, como reposição de fios, colocação e/ou troca de tic tacs e reforma da película. Como a prótese funciona como um cabelo comum, é possível fazer, inclusive, tintura, corte e luzes ou qualquer mudança desejada. Com a prótese, você pode até nadar!
 

  • As pessoas conseguem ver que a mulher está usando uma prótese?

 Não. Se a prótese for de boa qualidade e com uma aplicação correta, o resultado é natural e seguro.  É importante lembrar que quanto mais natural for a prótese, mais delicado é o material utilizado para ela ser fabricada, tornando-a, assim, mais frágil. Consequentemente, são necessários mais cuidados.
 
 

  • Como funciona a aplicação da prótese capilar?

 Isso varia conforme o local onde a paciente busca ajuda. Aqui no Ntc Soluções Capilares oferecemos atendimento gratuito para observar a necessidade do cliente e definir o modelo ideal para a prótese capilar invisível, incluindo o tipo de base e a seleção do cabelo mais parecido com o real – analisamos a densidade, ondulação, espessura, coloração e outros aspectos. A prótese pode ser aplicada no mesmo dia e o serviço dura cerca de duas horas.
 

  • Qual o valor de uma prótese?

 Vai depender muito do modelo, tamanho e do acabamento. O comprimento e tipo de cabelo também influenciam no valor. O importante, independentemente se você vai optar por uma prótese ou peruca, é enfrentar esse momento com força, fé e uma dose extra de energia positiva, sem se deixar abater pelos males provados pela doença.
 
ASSESSORIA DE IMPRENSA:
Agenda Comunicação Integrada
Jornalista responsável: Maíra Rolim
Contato: (31) 3021-0204 | (31) 99120-1068
WhatsApp: (31) 98500-1358
Facebook.com/agendacomunicacao
Instagram: agendacomunicacao
www.agendacomunica.com.br