Entre as novidades da casa está a inauguração de um segundo andar, com capacidade para 60 pessoas, destinado a festas, encontros e eventos particulares

Restaurante da Rede A Granel, grupo com expertise no mercado de alimentação fora do lar há mais de três décadas, o Berilo Cozinha & Drinks chega a seu primeiro ano de vida consolidado em Belo Horizonte e com bons números. Inaugurado em fevereiro de 2022, época em que o comércio da capital mineira começava a respirar mais aliviado, depois de uma avassaladora pandemia, o espaço registrou aumento de 25% no faturamento ao longo dos últimos 12 meses e espera se manter em plena e constante escalada. A meta é atingir cerca de 30% de expansão nas vendas até dezembro.

Para Marcelo Gonzalez, sócio-fundador da rede A Granel, da qual o Berilo Cozinha & Drinks faz parte, um dos fatores que explica a boa performance do restaurante é a sua localização estratégica, o coração da querida Savassi, que nestes tempos de pós Covid-19, felizmente, vem sendo reavivada por uma crescente onda de novos bares, restaurantes e centros gastronômicos. “Chegamos ao primeiro ano de uma casa que volta e meia registra fila de espera. Isso sem falar que os novos espaços, abertos nas proximidades, favorecem e fortalecem o segmento, pois à medida em que o entorno fica movimentado, isso é logicamente bom para todos, gera fluxo e caixa”.

Sócio de Marcelo, o também empresário Julio Cesar Castro, se diz orgulhoso pela trajetória do restaurante ao longo deste primeiro ano de atividades. “Não é fácil ter uma estrutura com 75 funcionários. Quantidade essa devido ao nosso fluxo de operação – a casa funciona diariamente de 11h às 23h30 –. Mas nos empenhamos em prol de uma administração orquestrada, com otimização de custos e, sobretudo, capacidade de planejamento e boa gestão de pessoas”, destaca.

Novidades

O Berilo Cozinha & Drinks completa um ano repleto de novidades. Uma delas, segundo a sócia do restaurante, Cecília Ramirez, é a inauguração de um segundo andar – previsto desde o lançamento da casa – destinado a festas, encontros e eventos particulares. “Conquistamos uma tradição em receber grupos para comemorar aniversários, realizar confraternizações, muitos deles de empresas do entorno. Agora temos um espaço voltado para essas ocasiões, cuja capacidade é de até 60 pessoas”, explica a empresária acrescentando que o local, um salão com 65m², conta com cardápio especial e atendimento personalizado, conforme a demanda do cliente.

Ainda segundo Cecília, o estabelecimento vai ganhar uma edição especial de uma garrafa da nacional O’Gin, em comemoração ao aniversário. O design será usado em ação promocional com clientes e formadores de opinião. A marca, parceira exclusiva do Berilo desde a inauguração, já recebeu mais de 50 prêmios tanto em território brasileiro quanto na Europa, Estados Unidos, Ásia e África, sendo o rótulo brasileiro de gin mais premiado da história.

Programação

Como festa sem música perde o brilho, o Berilo prepara várias apresentações ao longo deste mês para celebrar seu aniversário. A primeira delas é com o violonista Damian Zantedesch. Músico, violinista e multi-instrumentista argentino, ele mora no Brasil há oito anos e por aqui realiza inúmeros formatos de apresentações. Oferece ainda um show intimista e que pode acontecer tanto em festas como em cerimônias e eventos.

Cardápio

Os pratos do Berilo – todos com um ‘q’ descomplicado, mas extremamente saborosos e originais – continuam com a assinatura de Renato Quintino, um dos mais reconhecidos profissionais da cena gastronômica de Belo Horizonte. No entanto, neste primeiro ano de atividades, novas delícias foram incorporadas ao menu, entre elas o Pastel de moqueca, a burrata com ragu de linguiça e o camarão encasquetado. Neste último o fruto do mar é puxado em um mix de ervas e servido em cama de requeijão cremoso gratinado com queijo muçarela.

Outra novidade para os clientes – essa mais recente – é o casting de drinks autorais, criados em conjunto pelos bartenders da casa. Detalhe: todos levam nome de uma pedra preciosa ou joia e são inspirados em clássicos do cinema. Há, por exemplo, o ‘Diamante Vermelho’, que homenageia o filme ‘Diamantes de Sangue’. Ele é feito com scrub de melancia com manjericão, Vermute Extra Dry e espumante. Acompanha caviar de melancia. Já o ‘Colar de Rubi’, que leva sucos de amora e laranja e espuma de gengibre, transporta para ‘Uma Linda Mulher’, longa de 1990 que consagrou a carreira de Julia Roberts e lhe valeu, inclusive, uma indicação ao Oscar.

As histórias de super-heróis também não ficam de fora da seleção: ‘Kriptonita’, com curaçau blue, sucos de tangerina, limão e gelo, rememora ‘Superman – O Retorno’. Todos os drinks são feitos ainda com O’Gin, marca parceira do Berilo. “Criar é a nossa essência e é isso que esperamos para os próximos anos: buscar sempre o caminho da inovação, seja com pratos/drinks novos, além de remodelar a programação artística com profissionais talentosos e formatos de apresentação cada vez mais atrativos”, finaliza Cecília.

Berilo Cozinha & Drinks

Rua Fernandes Tourinho, 503 – Savassi