Levantamento foi feito pela Abrasel-MG com 191 empresários do segmento em todo o estado, entre 24 e 31 de agosto

Uma boa notícia para quem quer terminar 2022 empregado: três a cada 10 donos de bares e restaurantes pretendem contratar até o fim deste ano. É o que revela a mais nova pesquisa da entidade que representa o setor em Minas Gerais, a Abrasel-MG. O levantamento, feito com 191 empresários do segmento em todo o estado, entre 24 e 31 de agosto, aponta ainda que 56% dos entrevistados planejam manter o quadro de empregados atual ao passo que apenas 10% têm a intenção de demitir funcionários no período.

Para o presidente da Abrasel-MG, Matheus Daniel, os números representam, sobretudo, um claro sinal de aposta do setor em uma melhora no final do ano. “Esse crescimento da mão de obra para o fim do ano é reflexo, também, de outro dado otimista revelado na pesquisa:  o número de empresas trabalhando com prejuízo continua no nível mais baixo desde o começo da pandemia (18%), enquanto outras 45% tiveram lucro em julho e 37% operaram no equilíbrio. Os resultados do mês sete não se alteraram muito em relação a junho, mas isso deve ser interpretado como uma boa notícia, pois historicamente julho é um mês mais fraco de vendas devido às férias de inverno”.

Simples Nacional e empréstimos contratados

A mais nova pesquisa da Abrasel-MG revela também que 35% dos empresários ainda têm parcelas do Simples Nacional em atraso. Já entre os que recorreram a empréstimos regulares, o atraso fica na casa dos 31%. Por fim, a inadimplência entre os que pegaram dinheiro via Pronampe é de 12%.