Como a quantia mensal R$ 190 é pesada para orçamento dos pais da pequena Manuela, ela criou grupo de WhatsApp com cerca de 10 parentes. Na rede social menina pede, há quase um ano, colaboração de todos no custeio das aulas

Nesta semana da criança, uma história inspiradora de uma menina que luta pelos seus sonhos. Embora pequena no tamanho e na idade e sem ainda nem compreender, ao certo, as dificuldades do mundo de ‘gente grande’, carrega consigo um desejo enorme de chegar ao lugar no qual deseja, com força de vontade, persistência e, sobretudo, muita garra.

Manuela Pereira da Silva, de apenas seis anos, é apaixonada por ginástica artística e há quase um ano faz aulas no CT Amigos do Esporte, [escola de Belo Horizonte especializada na modalidade que consagrou Rebeca Andrade e também em judô, destinada a crianças a partir de três anos, com ginásios nos bairros Buritis, Padre Eustáquio e Santa Amélia]. Porém, como a mensalidade de R$ 190 pesa no bolso dos pais, [a feirante Sabrina Pereira da Silva e o almoxarife, Sérgio Eustáquio da Silva], para que pudesse ser matriculada e dar início ao sonho de, no futuro, se tornar atleta profissional, teve uma ideia: criou um grupo de WhatsApp com cerca de 10 pessoas da família, entre tios, primos e avós. Na rede social ela pede a colaboração de todos no custeio das aulas. Por mês, cada um doa R$ 30 para a menina. “Às vezes uns pagam, outros não, funciona como se fosse um rodízio. Quando o valor da vaquinha dá mais de R$ 190, usamos o que sobra para pagar o transporte até o Centro de Treinamento”, conta a mãe da atleta. Manu, que mora no Lindeia, região do Barreiro, precisa se deslocar até o bairro Padre Eustáquio, três vezes por semana para treinar.

Sabrina ainda revela que ela e o marido não fazem parte do grupo. Toda a ‘contabilidade’ é orquestrada pela filha e nos meses em que a arrecadação não atinge a meta de R$ 190, a pequena envia áudios para os parentes lembrando-os da doação mensal. “No começo, ela chegava a dizer que quando ficar famosa, vai devolver todo o dinheiro para quem ajuda. É uma criança muito determinada, sabe o que quer, aonde quer chegar. Ela fala, inclusive, que estará nas olimpíadas de 2028”, conta Sabrina orgulhosa. E para mostrar o quanto a ajuda dos parentes é fundamental, Manu faz questão de gravar vídeos dos treinos e compartilhar com os familiares no WhatsApp.

A mãe da ginasta afirma ser extremamente grata por toda a família se envolver nessa corrente de solidariedade. “Esses R$ 30 que cada um deposita todo mês, mais do que dinheiro, representam um apoio que não pode ser medido, calculado. Vale muito mais do que só R$ 30”.

E a feirante ainda deixa um recado para que todos invistam nos sonhos dos filhos, independentemente de quais sejam eles. “Mesmo que a Manuela não venha a se profissionalizar, o que a minha família está fazendo, hoje, volto a dizer, não tem preço. Estão permitindo que ela dê passos em busca do que acredita. Não há melhor coisa na vida do que termos pessoas que caminham de mãos dadas com a gente. Tudo fica bem mais fácil”.

Sobre o CT Amigos do Esporte

Fundado em agosto de 2016 pelos empreendedores Tiago Gusmão e Patrícia Lages, o Centro de Treinamento Amigos do Esporte tem o objetivo de aumentar o acesso de crianças e adolescentes a modalidades não populares. Apesar de 92% dos pequenos atletas estarem matriculados na ginástica artística, o CT é referência também em judô adulto e infantil a partir dos 3 anos. A escola conta com três ginásios nos bairros Padre Eustáquio, Buritis e Santa Amélia, este último na região da Pampulha. “Nossa expectativa é chegar a mil alunos até o final do ano, além de uma nova casa nas adjacências do bairro Cidade Nova, região nordeste de Belo Horizonte”, conta Gusmão.