Disputa, que consagra o melhor restaurante de comida a quilo do Brasil, começa no próximo dia 12; na primeira etapa, estabelecimentos serão avaliados por voto popular e júri técnico local em seis requisitos
De 12 a 22 de outubro, 16 estabelecimentos de Belo Horizonte e região metropolitana participam da 5ª edição do ‘O Quilo é Nosso’, concurso que irá premiar o melhor restaurante de comida a quilo do Brasil. A iniciativa é realizada pela Abrasel, em parceria com a Revista Prazeres da Mesa, tem patrocínio nacional da Coca-Cola Brasil e Sodexo e patrocínio local dos Supermercados BH e Casa Sol.
A competição é dividida em três etapas. Na primeira, cada casa irá criar uma receita especial que valorize o estilo self-service. Ela deve, obrigatoriamente, fazer parte do bufê durante os 11 dias que correspondem à fase inicial da disputa. Neste período os estabelecimentos serão avaliados por voto popular, com notas de um a cinco, em seis critérios: ambiente, atendimento, limpeza, qualidade geral do bufê, receita e adequação às normas de prevenção à Covid-19. O voto popular, somado a avaliação de um júri técnico local, elege os três melhores de cada cidade ou região participante.
Na segunda etapa, que acontece entre os dias 25 e 29, com o festival aberto ao público já encerrado, o júri técnico local avalia os pratos das três casas eleitas na primeira fase e escolhe o melhor em cada estado. Por fim, em uma apresentação em São Paulo, entre 18 e 20 de novembro, um júri técnico nacional avalia o prato vencedor de cada estado e elege o grande campeão nacional. “Para os estabelecimentos, o concurso é também uma excelente oportunidade de criar e testar novos pratos, que mostrem a diversidade dos sabores e a criatividade dos chefs, além de atrair novos clientes, incrementar o faturamento e divulgar o negócio”, afirma o presidente da Abrasel-MG, Matheus Daniel, acrescentando estar muito feliz com o retorno de Minas à disputa. “Por causa da pandemia, em 2020 nosso estado não participou da 4ª edição. Porém, agora, com o avanço da vacinação, estamos retomando a nossa economia, e com isso poderemos celebrar uma das grandes marcas da nossa gastronomia, já que a comida a quilo é uma criação tipicamente belo horizontina”.
Ao longo das primeiras quatro edições, O Quilo é Nosso já contou com a participação de 620 restaurantes em todo o país, espalhados por 75 cidades.
Vencedores
A cidade Manaus venceu as duas primeiras edições do ‘O Quilo é Nosso’. Em 2017, ano de estreia da competição gastronômica, o campeão foi o restaurante Mercato Brazil – Manauara Shopping, com o prato Pirarucu Caboquinho, que levou em sua receita lombo de pirarucu, queijo coalho, polpa de tucumã, farinha Uarini, sal, pimenta e salsinha. Já em 2018 foi a vez do Gaúcho’s Gourmet subir ao pódio com seu lombo de pirarucu à Solimões.
O prato vencedor de 2019 foi um camarão no coco tostado com macarrão de abobrinha e cenoura com abóbora caramelizada no agridoce de goiabada, do Verdelima Restaurante, de Fortaleza (CE). Na quarta edição, em 2020, o escolhido do júri técnico nacional foi o “dumpling de tilápia”, massa a base de farinha de trigo e tapioca, recheada com tilápia cozida em caldo de especiarias e gengibre, do restaurante curitibano Tomilho Cozinha Contemporânea.
Breve história da comida a quilo no Brasil
Invenção genuinamente brasileira, o restaurante de comida a quilo é a escolha diária de milhões de pessoas em todo o país. O primeiro estabelecimento deste tipo no Brasil, e consequentemente no mundo, foi criado em 1984, em Belo Horizonte, por Fred Mata Machado. Ele manteve em funcionamento, durante três anos, (1984-1987) a primeira de suas quatro casas, que se localizava na Rua Professor Antônio Aleixo, quase esquina com a Rua Rio de Janeiro, no Bairro de Lourdes, contíguo ao Bar do Lopes. Foi a partir dali que o conceito se espalhou pelo Brasil inteiro.
Restaurantes que participam do ‘5º O Quilo é Nosso’ em BH
A Granel Espaço Gourmet
Endereço: Avenida do Contorno, 6061 – Praça de Alimentação do shopping Pátio Savassi
Prato: Tilápia grelhada ao molho de tangerina e azedinha
A Granel Restaurante
Endereço: Rua Coração Eucarístico de Jesus, 267 – Coração Eucarístico
Prato: Abóbora recheada com carne seca
Aromi Restaurante
Endereço: Av. Afonso Pena, 2981 – Funcionários
Prato: Alcatra grelhada ao chimichurri fresco
Assacabrasa – Rio de Janeiro
Endereço: Rua Rio de Janeiro, 2101, loja 2107 – Lourdes
Prato: Frango Enfumaçado (Coxa e sobrecoxa de frango com especiarias defumadas na lenha de macieira e finalizadas na brasa. Acompanha maionese de batatas e farofa de ovos.)
Assacabrasa – Rua da Bahia
Endereço: Rua Gonçalves Dias, 1508 – Lourdes
Prato: Frango Enfumaçado (Coxa e sobrecoxa de frango com especiarias defumadas na lenha de macieira e finalizadas na brasa. Acompanha maionese de batatas e farofa de ovos.)
Assacabrasa – Itaú Power Shopping
Endereço: Av. General David Sarnoff, 5160 – Cidade Industrial – Contagem
Prato: Frango Enfumaçado (Coxa e sobrecoxa de frango com especiarias defumadas na lenha de macieira e finalizadas na brasa. Acompanha maionese de batatas e farofa de ovos.)
Beggiato Restaurante
Endereço: Rua Cura D’ars, 722 – Prado
Prato: Almôndega de lentilha recheada com queijo minas ao chutney de abacaxi
Boi Vitório
Endereço: Av. Afonso Pena, 4374 – Mangabeiras
Prato: Trem Bão (Costelinha suína, marinada na cerveja, alho, sal e pimenta, a assadas no forno a 200ºC e acompanhadas de geleia de abacaxi)
Daniel’s cook
Endereço: Rua Curitiba, 705 – Centro
Prato: Lagarto Minas e Gerais (Lagarto regado ao vinho mineiro de Andradas com fina fatia de queijo canastra de São Roque de Minas envolvido por farofinha especial com tiras)
Nino Pizzaria e Restaurante
Endereço: Rua Coronel José Benjamim, 824 – Padre Eustáquio
Prato: Medalhão do Nino (Miolo de alcatra enrolado em tiras de bacon, coberto com molho madeira e champignon, acompanhado de arroz piamontese temperado com creme de leite e purê de batatas.)
Restaurante Mineirim Gutierrez
Endereço: Rua André Cavalcanti, 727 – Gutierrez
Prato: Tabule Mineirim (
Restaurante Sirva-se
Endereço: Rua Vicente Risola, 1272 – Santa Inês
Prato: Mineirinho tailandês (Lombo suíno, marinado com cachaça e leite, assado lentamente, servido com molho de geleia de pimenta agridoce e banana da terra.)
Restaurante Tia Zarica
Endereço: Rua Pouso Alegre, 919 – Floresta
Prato: Medalhão fit à Porocota (O alho-poró é o ingrediente principal do prato. Uma fina folha envolve a ricota e recheia o frango; o talo incrementa o molho. Um o creme com os dois ingredientes (alho poró e ricota) dá mais sabor ao arroz integral, que é servido em um delicado berço de casca de batata.)
Restaurante Verdinho
Endereço: Av. Cônsul Antônio Cadar, 122 – Loja 06 – São Bento
Prato: Fettuccine salteado com lascas de bacalhau, pimentões vermelhos, alho, alcaparras e finalizado com parmesão.
Tudo na Brasa
Endereço: Av. dos Engenheiros, 1104 – Castelo
Prato: Filé de frango “All Copa” (Filé de peito de frango, copa lombo defumado, crispy de alho-poró e molho Ayoli)
Varanda 1389
Endereço: Av. Álvares Cabral, 1389 – Lourdes
Prato: Mexidão (Arroz branco, feijão caseiro, carne de sol desfiada, linguiça de lombo e ovos mexidos. Acompanha ovo frito, couve frita, pimenta biquinho e farinha na manteiga e alho.)
Serviço:
5ª edição do Concurso ‘O Quilo é Nosso’, de 12 a 22 de outubro
Agenda Comunicação Integrada
Jornalistas responsáveis:
Maíra Rolim – JP 8850- MG
Daniel de Andrade – RP 0020661-MG
(31) 3021-0204 | 9 8500-1358 | 9 9120-1068
Comentários