Nova casa, situada às margens da MG-030, no Vila Castela, nasceu na pandemia, funcionando apenas para vendas por delivery, mas agora, com reabertura da economia, transformou-se em segunda unidade do restaurante, conhecido por oferecer a tradicional culinária napolitana

A pandemia deixou legados para o Barolio, primeiro restaurante dedicado à cozinha napolitana em Belo Horizonte e região. Durante os longos meses de restrições para conter a Covid-19, a casa que antes funcionava apenas no horário noturno durante a semana, teve que se adaptar:  criou um cardápio de almoço válido entre terça e sexta-feira e abriu uma unidade exclusiva para as vendas por delivery, localizada na Rodovia Januário Carneiro, 9339, bairro Nova Castela, em Nova Lima. As novas experiências foram tão promissoras que, agora, neste momento de retomada da economia, os sócios do estabelecimento, Mateus Hermeto e o chef Carlo Caredda, decidiram continuar trabalhando com as refeições e transformaram a loja para entregas em física. Com isso, os clientes ganham duas opções para degustarem as criações de Caredda: a unidade já conhecida na Alameda Oscar Niemeyer, sofisticado reduto gastronômico do bairro Vila da Serra, e as novas instalações na MG-030.

Carlo afirma que os pratos do almoço no Barolio, mantém, obviamente, a tradição da autêntica cozinha napolitana, que tem o tomate, a muçarela de búfala, os vegetais e frutos do mar como ingredientes principais. “Trazer, com fidelidade, o que representa a culinária de Nápoles é o nosso objetivo sempre. Tentamos seguir à risca o que a famosa cidade italiana, na qual nasci, tem de mais original na gastronomia.”

Mesmo que Minas Gerais não tenha acesso direto à costa litorânea, Caredda sempre se esforça para oferecer aos clientes, frutos do mar com bastante qualidade. Aos fins de semana, inclusive, a nova unidade conta com um aquário no qual os consumidores podem levar vários tipos deles para casa, inclusive ostras, todas bem frescas.

Cardápio de almoço

Entre as delícias do cardápio de almoço recém lançado do Barolio, Insalata Napoletana (feita com tomatinho, rúcula, atum em conserva Barolio, cebola, azeitona preta e batata) e Gnhocchi Alla Sorrentina, delicioso inhoque caseiro ao molho pomodoro, basílico e muçarela de búfala defumada. Ambos por R$ 39,90 cada.

Há ainda a tilápia empanada com purê de batatas e molho putanesca (R$ 44,90); lasanha à bolonhesa, feita com massa caseira (R$ 49,90); e filé mignon, parma e sálvia, acompanhados de batata rústica (R$ 49,90).

Por mais R$ 9,90 o cliente pode desfrutar de um menu completo com entrada e sobremesa ou café. Às quintas a unidade do Vila Castela conta ainda com apresentações de jazz, a partir de 20h.

Pizzas

No Barolio, a iguaria, de massa fermentada natural, é assada em forno 100% a lenha, com temperaturas acima de 350ºC. E o chef Carlo Caredda segue à risca o modo de preparo napolitano das ‘redondas’. A farinha de trigo, inclusive, é importada da região.

Entre os quase 20 sabores, destaque para a Amalfitana, que leva molho de tomates pelatti, mozarela de búfala, parmesão, manjericão, presunto Parma, cogumelos Paris e brie; Enrico Caredda, homenagem ao pai de Carlo, feita com bacalhau confitado, creme de abobrinha, mozarela de búfala defumada, azeitonas pretas italianas e cebola; e a Monte Epomeo, com creme de cebola da casa, mozarela de búfala fresca, mozarela de búfala defumada, parmesão, linguiça desconstruída e tomilho. Preços a partir de R$ 46,90.

Barolio

Alameda Oscar Niemeyer, nº 1033 – Loja 04 – Bairro Vila da Serra