Enquanto custo dos alimentos para consumo em casa cresceu 2,51% entre fevereiro e março, preço das refeições fora do lar teve queda de 0,57% para 0,25% no mesmo período, o que mostra contribuição do setor de bares e restaurantes para conter inflação

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), responsável por medir a inflação oficial no país, teve alta de 0,95% em março, a maior para o referido mês desde 2015, segundo informou o IBGE no último dia 25.

O resultado, de acordo com o órgão, foi influenciado principalmente pela alta de 2,51% no preço dos alimentos para consumo em domicílio. As principais contribuições vieram da cenoura (45,65%), do tomate (15,46%) e das frutas (6,34%). Outros aumentos expressivos de preços foram na batata-inglesa (11,81%), no ovo de galinha (6,53%) e no leite longa vida (3,41%).

Na contramão desse crescimento inflacionário, a refeição fora do lar, desacelerou de 0,57% em fevereiro para 0,25% em março. Tal dado, segundo o presidente da Abrasel-MG, Matheus Daniel, evidencia que, mesmo depois de amargar prejuízos severos nos últimos dois anos e ainda sofrer com a alta expressiva dos insumos, o setor de bares e restaurantes vem dando sua preciosa contribuição para conter a inflação. “Pesquisas realizadas pela própria Abrasel mostram que os bares e restaurantes têm evitado repassar os aumentos de insumos para os cardápios, o que fica claro neste levantamento mais recente do IPCA-15, já que ele constata uma queda nos preços das refeições fora do lar”, ressalta.

Ainda segundo Matheus, além de segurar o índice de inflação, o setor de bares e restaurantes tem gerado empregos e puxado a atividade econômica nesse momento de retomada, conforme mostram pesquisas. “Entretanto a alta além do previsto do IPCA e dos insumos em particular, nos preocupa muito, porque pode atrapalhar a plena recuperação em um momento que sentimos o movimento voltando para os estabelecimentos”, afirma.