Presidente da Acomec associa esse aumento ao fato de as famílias estarem mais propensas a se reunirem nos próximos dias 24 e 25, o que irá impulsionar a compra de presentes e produtos típicos da época

Com a aproximação da data mais importante do ano para o comércio, o Natal, a expectativa dos lojistas é que 77% dos consumidores retornem ao patamar de compras pré-pandemia, segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Ainda de acordo com a entidade, o avanço da vacinação contra a Covid-19 e o pleno funcionamento das atividades comerciais em todo o país devem levar 123,7 milhões de pessoas aos shoppings, feiras e mercados, com potencial para injetar aproximadamente R$ 68,4 bilhões na economia brasileira.

Outro fator essencial para esta retomada do consumo é o recebimento do 13º salário. A pesquisa da CNDL aponta que 33% dos consumidores utilizarão o benefício trabalhista para adquirir presentes e 24% devem gastar nas comemorações de fim de ano.

Acompanhando o otimismo desses números, o presidente da Associação Comercial do Mercado Distrital do Cruzeiro (Acomec), na região Centro Sul de Belo Horizonte, Edelweiss de Morais Junior, calcula um crescimento de 20 a 30% no volume de vendas para este Natal em relação a dezembro do ano passado. Ele associa esse aumento ao fato de as famílias estarem mais propensas a se reunirem nos próximos dias 24 e 25, o que irá impulsionar a compra de produtos típicos da época, além, é claro de presentes. “Os mercados populares são sempre uma opção versátil e cômoda para quem busca tudo para o Natal em um só lugar. Aqui no Cruzeiro, por exemplo, o consumidor encontra desde lojas que oferecem frutos secos, como castanhas e nozes; uma variedade de hortifrutis, com frutas típicas da época, entre elas ameixas a uvas; aos açougues, que já estão comercializando kits específicos para a data.

É o caso da A Churrasqueira, que entre as opções de pacotes, trabalha com o ‘Kit Natal Econômico’. Por R$ 159,80, o cliente leva 1Kg de lombo sanfonado, peito de peru, filé de peito, farofa caseira e molho gourmet. O combo pode servir até cinco pessoas.

A Frangolândia, outra loja do centro de compras, também facilita a vida do freguês. Entre os atrativos da casa, o consumidor pode encomendar para a ceia uma meia leitoa ou leitoa inteira, cujo quilo custa R$ 56,90.

Presentes diversos

Ainda segundo Edelweiss, por reunir um mix de produtos variados, as lojas do Mercado do Cruzeiro são sempre demandadas para quem vai presentear com cestas de alimentos mais goumerts que, agrupados em uma bela embalagem, podem ser uma ótima pedida para qualquer amigo oculto.

A Royal Mercearia, por exemplo, conta uma seleção variada queijos nobres, entre eles os da laticínios Cruzília, empresa do Sul de Minas conhecida por produzir um dos melhores queijos do mundo, o Azul de Minas, já premiado na Noruega. Outra especificidade da casa são os azeites tipicamente mineiros. Um deles, o Serra que chora, produzido em Itanhandu, também no Sul do estado, tem apenas 1% de acidez e se iguala aos tradicionais azeites gregos.

A Royal Vinhos, por sua vez, tem em seu catálogo entre 800 a mil rótulos, e certamente é uma ótima opção para presentear os enófilos. O estabelecimento oferece marcas de aproximadamente 15 países, entre eles Uruguai, Chile, Estados Unidos, Itália, Portugal e África do Sul, além dos brasileiros.

Já a Ponto de Vendas é especializada em produtos típicos do interior de Minas, como cachaças, farinhas e doces artesanais, produtos igualmente campeões de preferência na hora das pessoas montarem suas cestas de lembranças para os amigos.

Mercado Distrital do Cruzeiro

Rua Ouro Fino, 452 – Cruzeiro