Conforme levantamento da associação que representa o setor, 47% dos bares e restaurantes tiveram lucro em junho, o melhor resultado do ano até o momento

Pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Minas Gerais, a Abrasel-MG, divulgada hoje, trouxe dados importantes e animadores para o setor: em junho, 47% dos estabelecimentos tiveram lucro, resultado um ponto percentual acima do registrado em maio e o melhor do ano até o momento. O levantamento ouviu 218 empresários em todo o estado, entre 20 e 28 de julho.

Para o presidente da Abrasel em Minas, Matheus Daniel o cenário de crescimento vem sendo possível porque os empresários estão mais atentos com os custos e, mesmo diante da alta da inflação, [que impediu que 72% dos entrevistados repassassem os custos dos sucessivos aumentos dos insumos para o cardápio] e dos endividamentos herdados na pandemia, conseguem operar com lucro. “Entretanto, o caminho para a plena recuperação ainda é longo. Isso porque mais da metade do setor (53% dos respondentes) ainda trabalha com prejuízos ou em equilíbrio”, enfatiza o dirigente.

Contratações

Um dado, em particular, chama atenção na pesquisa da Abrasel-MG: quatro a cada 10 empresários ouvidos pretendem contratar funcionários até o fim do ano. Outros 50% esperam manter o quadro de colaboradores atual e somente 10% têm a intenção de demitir no período. “Isso significa que ao menos 90% das empresas não irão demitir, pelo contrário: vão contratar ou continuar com a equipe atual, o que é uma ótima notícia e nos coloca, cada vez, mais distantes daquele sombrio 2020, onde presenciamos milhares de demissões e falências”, ressalta Matheus Daniel.

Agenda Comunicação Integrada | Assessoria de Imprensa

Jornalistas responsáveis: 

Daniel de Andrade – RP 0020661-MG

Tel e WhatsApp: (31) 9 8500-1358 

Maíra Rolim – JP 8850- MG 

Tel e WhatsApp: (31) 9 9120-1068