Podem participar todos os trabalhadores que precisam de ônibus após às 22h; iniciativa é organizada, em conjunto, pela Abrasel-MG, Amis, Amipão, CDL-BH e Fecomércio-MG

Para mapear e tentar solucionar as dificuldades do transporte público noturno ofertado em Belo Horizonte e região metropolitana, entidades representativas do comércio estão convocando trabalhadores da cidade para responderem uma pesquisa de origem e destino, que compreende o trajeto feito na volta para casa. Podem participar todos os trabalhadores que precisam de ônibus após às 22h. A iniciativa é organizada, em conjunto, pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Minas Gerais (Abrasel-MG), Associação Mineira de Supermercados (Amis), Associação Mineira da Indústria de Panificação (Amipão), Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG).

O presidente da Abrasel-MG, Matheus Daniel, afirma que o levantamento será crucial para entender qual é o caminho que o trabalhador percorre entre o trabalho e residência, bem como seus horários e as dificuldades que enfrenta no trajeto. A partir das informações coletadas, as entidades irão disponibilizar a pesquisa à BHtrans e à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (SEINFRA). “Apesar de o comércio na capital mineira ter retomado suas atividades de forma plena, tal como no período pré-pandemia, o número de ônibus nas ruas não acompanha esse movimento. Na prática o que que se vê é que continuam faltando veículos para suprir a demanda de trabalhadores, principalmente à noite”.

Ainda de acordo com Matheus, como o setor de bares e restaurantes é o que mais tem trabalhadores que dependem do transporte noturno, inevitavelmente é o segmento que mais sente o déficit de ônibus. “É uma situação, inclusive, que compromete a geração de empregos. Sem ônibus, o risco é grande desse desemprego aumentar, em um momento, inclusive, no qual o país já tem milhões de pessoas sem trabalho”.

A pesquisa que irá mapear a situação do transporte público noturno está disponível neste link: https://forms.gle/iMXAwKDpWkgveb197

Agenda Comunicação Integrada | Assessoria de Imprensa

Jornalistas responsáveis: 

Daniel de Andrade – RP 0020661-MG

Tel e WhatsApp: (31) 9 8500-1358 

Maíra Rolim – JP 8850- MG 

Tel e WhatsApp: (31) 9 9120-1068