‘Chasing Ghosts’, canção da banda de Indie Rock, Young Lights, fará parte dos dois primeiros capítulos da novela ‘Um Lugar ao Sol’; convite veio diretamente dos produtores da trama

A banda de Belo Horizonte Young Lights acaba de conseguir um feito inédito na carreira: terá sua música ‘Chasing Ghosts’ exibida nos dois primeiros capítulos da nova novela das 21h da TV Globo, ‘Um Lugar Ao Sol’, que estreia na próxima segunda-feira (8). O grupo, com Jay Horsth nos vocais, João Pesce (baixo), Bruno Mendes (bateria), Henrique “HC” Corrêa e Matheus Fleming nas guitarras, parte do folk e do rock alternativo como bases para o repertório artístico.

O convite para integrar a trilha sonora da primeira novela de Lícia Manzo no horário nobre da vênus platinada partiu diretamente dos produtores do folhetim e, segundo Jay Horsth, foi, obviamente, bastante celebrado. “Em julho recebemos um e-mail da emissora, imediatamente achamos que era spam. Em seguida veio o telefonema da produção oficializando [o convite]”, conta. O músico afirma que ele e seus colegas ainda não sabem qual trecho da canção será exibido na nova novela, mas ficam extremamente felizes só de mostrarem o trabalho no horário e no produto de maior audiência da TV brasileira. “É um sonho que jamais cogitávamos e sabemos que uma simples aparição nos primeiros capítulos pode levar nosso som para milhões de pessoas. Somos uma banda independente de BH, com estilo musical nada óbvio, sem contrato com nenhuma grande gravadora e tocamos indie rock em inglês. Apesar do gênero que nos representa ser popular no exterior e em grandes festivais com bandas como Foals, Arctic Monkeys e The National, o mesmo não pode ser dito para grupos brasileiros do gênero. Por isso a surpresa”, completa.

Ainda de acordo com Jay, ‘Chasing Ghosts’, é a faixa de abertura do primeiro disco da banda, autointitulado ‘Young Lights’ de 2017, quando o grupo tinha outra formação. Na época contava com Gentil Nascimento na bateria e Vitor “Boss” Ávila nas guitarras.

Vibrando com a notícia da inserção da música na trilha da novela global, e com a expectativa de que a canção poderá trazer visibilidade para o grupo, os rapazes da ‘Young Lights’ vão voltar ao estúdio em breve para regravá-la. Participarão da nova versão os membros antigos da banda, da formação de 2017, quando ela foi originalmente gravada, e os que fazem parte do casting atual. “Vamos produzir um clipe de ‘Chasing Ghosts’ e nossa previsão é que ele seja lançado até o começo de dezembro”, revela Horsth.

Sobre a Young Lights

Inicialmente um projeto solo do vocalista Jay Horsth, criado em 2013 quando ele voltou para Belo Horizonte após viver nos Estados Unidos até a adolescência, a ‘Young Lights’ parte do folk e do rock alternativo como bases para sua música. Na carreira solo, Jay lançou dois discos como Young Lights: o EP “An Early Winter” (2013) e o full-length “Cities” (2014), que misturava folk e indie com a estética de gravação lo-fi. Os discos foram bem recebidos no cenário underground brasileiro, mas ele logo sentiu falta de uma banda de apoio.

O primeiro lançamento como banda completa foi o álbum homônino “Young Lights”, no fim de 2017, que incorporou influências do pós-rock e do rock alternativo sem deixar de lado as composições com raízes do folk americano. Na época, o grupo ganhou interesse do público com o single ‘Understand, Man’, canção incluída em várias listas de reprodução do Spotify, sendo transmitida mais de 500 mil vezes. O álbum também atingiu os melhores recordes do ano em conhecidos pontos de venda de música indie brasileira, tais como ‘Tenho Mais Disco Que Amigos’ e ‘Popload’.

Depois de tocar em festivais como No Ar Coquetel Molotov (Recife), MECA (Inhotim), SIM – Semana Internacional da Música (São Paulo) e Breve Festival (BH), o grupo lançou em fevereiro de 2021, em plena pandemia, seu 3º álbum de estúdio “Somewhere Between Here and Now”, que ousa explorar caminhos sonoros menos óbvios. Financiado por fãs de todo o mundo através de crowdfunding e com o apoio da Oi Futuro, e do selo deles, a Música Quente, o novo disco mostra o distanciamento da banda do folk americano (característica marcante dos trabalhos anteriores) e a aproximação do rock de guitarra dos anos 90 (primeiros discos do Radiohead, Smashing Pumpkins) e do rock alternativo moderno de bandas como The National e Foals.

Produzido por Bruno Giorgi (Grammy Latino 2018) e Gabriel Ventura (Lenine), o disco é carregado de explorações sonoras, guitarras e baixos com efeitos, amplificadores sujos e grooves marcantes de bateria acompanhados de melodias emocionais e letras cruas e reais. As músicas refletem momentos de dor e mudança, tristeza e perda do amor como a forma de enfrentar o que o futuro nos reserva com otimismo. O novo trabalho foi descrito pela revista Rolling Stone Brasil como um “experimento curativo” com “uma narrativa emocional intensa e profunda”.

Apesar da boa recepção, os artistas não conseguiram divulgá-lo como gostariam por causa da pandemia. “Durante a crise sanitária não conseguimos fazer shows, que é o nosso maior meio de divulgação, o que acabou afetando nossos streamings e divulgação. Esperamos que essa exposição na novela propague ainda mais o nosso trabalho”, destaca Jay Horsth.