Mostra coletiva ‘Cozinha com Arte’ reunirá 13 artistas plásticos que irão reproduzir obras originais de um dos acessórios mais simbólicos da cozinha; Trabalhos podem ser conferidos a partir de 2 de dezembro no Andrade Restaurante

O Andrade Restaurante recebe a partir de 2 de dezembro, a Mostra Coletiva ‘Cozinha com Arte’. O projeto, com entrada gratuita e curadoria de Fatima Mirandda, reúne 13 artistas mineiros, com diferentes linguagens em torno do desafio de transformar uma peça básica da gastronomia em obra de arte: o avental.

Considerando o vestuário como fundamental nos afazeres da cozinha, a exposição será ilustrada por obras originais do acessório, criadas pelos pintores. Cada um, com sua técnica e estilo, vão reproduzir aventais que serão colocados em molduras de vidro de 70x90cm. Os quadros ficarão expostos no Andrade tanto para apreciação do público quanto para aqueles que quiserem adquiri-los. “No universo da gastronomia, muitas coisas, além de ingredientes e talento são envolvidas no preparo de um prato. O avental, além de ser imprescindível na cozinha, é extremamente simbólico. Carrega lembranças de uma boa comida, do almoço em família, de afetos eternizados na memória. Quem, por exemplo, não tem uma imagem dos tempos de infância na casa da avó, em que ela cozinhava com ele? Por isso, nossa ideia de homenageá-lo na ‘Cozinha com Arte’”, afirma Fátima.

Alguns dos artistas que participam do ‘Cozinha com Arte’

Adélia Sena

Nascida em Bicas, na Zona da Mata, mudou-se para Juiz de Fora na década de 60, onde trilhou uma carreira pedagógica. Hoje dedica-se integralmente à arte. Ministra aulas de pintura e textura sobre telas na Sociedade de Belas Artes Antônio Parreiras.

Ana Maria Guimarães

Natural de Belo Horizonte, mas radicada em Brasília, iniciou sua carreira nas artes plásticas na pintura acrílica no atelier de Lourenço de Bem, em 2000, quando fez sua primeira exposição individual. Ao longo de sua trajetória já participou de inúmeras exposições e vem colecionando vários prêmios em sua carreira artística. Cria obras em cores vibrantes, agradáveis ao olhar do observador, por meio de pinceladas harmoniosas, inteligentes e de encantamento excepcional, revelando-nos a força de seu empoderamento.

Andreza Nazareth

Pós-graduada em Artes Plásticas e Contemporaneidade pela Escola Guignard, Andreza Nazareth já participou de exposições individuais e coletivas, em Belo Horizonte, Ouro Preto, Brasília e Rio de Janeiro. Também marcou presença em cinco mostras coletivas internacionais, na República Dominicana, Itália, Tunísia e Inglaterra. Sua inspiração está centrada na figura feminina e é dona de uma técnica baseada em trabalhos com a tinta acrílica sobre tela, nanquim, também sobre tela e papel.

Karol Canto

Com uma extensa carreira no mundo das artes plásticas e diversas exposições pelo Brasil afora, Karol teve seu primeiro contato com a pintura apenas aos oito anos de idade. Forte adepta da técnica de óleo sobre tela, ela se inspira em grandes nomes como os impressionistas Paul Cézanne e Claude Monet, e nos realistas Edouard Manet, Jean-François Millet, além do surrealista Salvador Dalí.

Marcos Esteves

Na infância já era o queridinho dos professores de artes. Aos 16 anos começou a frequentar ateliers e nunca mais parou. Em seu currículo destacam-se trabalhos na Casa Cor Belo Horizonte, edições de 2014 e 2015, entre outros.

Regina Moraes

Nascida em Divinópolis, Regina Moraes possui bacharelado em Comunicação Visual, pela Fundação Universitária Mineira de Arte (FUMA) e tem vasta experiência no campo artístico, o que lhe rendeu reconhecimento na área. Versátil, a artista visual já trabalhou com diversas técnicas como grafite, pastel sobre papel, aquarela sobre papel e óleo sobre tela. Atualmente dedica-se à técnica mista. Em seu currículo, exposições tanto no Brasil quanto no exterior, em países como França, Itália e Suíça.

Rodrigo Eloi

No universo artístico de Rodrigo Eloi predominam as formas abstratas, elementos da natureza e formas geométricas. Ele utiliza os mais diversos materiais com experimentação e fluidez.

Mostra coletiva ‘Cozinha com Arte’

Onde: Andrade Restaurante (R. Alagoas, 851 – Savassi)

Abertura: 2 de dezembro

Horário para visitação: segunda a quarta-feira, de 11h às 15h; quinta e sexta-feira, de 11h às 15h e de 17h às 23h; e aos sábados, de 11h às 23h. Domingos e feriados, fechado