Para o presidente da entidade, Matheus Daniel, como o 12 de junho deste ano cairá em um domingo, muitos casais devem iniciar as comemorações já na sexta-feira (10), o que beneficia diretamente o setor de alimentação fora do lar

Uma das datas mais promissoras para bares e restaurantes, o Dia dos Namorados deve dar um ‘up’ no caixa dos estabelecimentos de Belo Horizonte e região metropolitana. A estimativa da Abrasel-MG, associação que representa o setor, é de que as vendas aumentem entre 20 a 30% no próximo dia 12 na comparação com o mesmo período do ano passado.

Para o presidente da entidade, Matheus Daniel, como o 12 de junho deste ano cairá em um domingo, muitos casais devem iniciar as comemorações já na sexta-feira (10), o que beneficia diretamente o setor de alimentação fora do lar. “A situação, felizmente, é bem melhor que a do ano passado, quando encarávamos um momento severo de restrições por causa da Covid-19”. Na ocasião, a prefeitura de BH abriu uma exceção sobre a regra que determinava o funcionamento das casas até às 19h, permitindo que especialmente, no Dia dos Namorados, elas ficassem abertas até à uma da manhã. “Agora, sem limitações de horário e com a população amplamente vacinada, podemos dizer que o cenário atual quase se assimila àquele que vivíamos antes da pandemia. O ano de 2022, apesar da alta inflação e do custo elevado dos insumos, tem sido realmente um período de renascimento, principalmente nesses momentos de comemoração marcados no calendário, em que o brasileiro faz questão de celebrar, como o recente Dia das Mães, que também impulsionou nossas vendas”, destaca o dirigente.

Menus especiais

Acompanhando o otimismo para o Dia dos Namorados, o chef Gabriel Trillo, do Omilía Restaurante, no Vila da Serra, em Nova Lima, Grande BH, aposta em um menu especial para a data, com entrada, prato principal e sobremesa a R$ 210 por pessoa. No cardápio há desde Tournedor de filé mignon com risoto de queijo Canastra e glace de figos, entre as opções de pratos, à Maçã em calda de vinho tinto e especiarias com praliné de castanhas, sorvete de nozes e biscoito de fubá, no casting de sobremesas; todos os preparos com a essência principal da casa: investir em uma alta gastronomia que tenha como protagonistas a riqueza e diversidade de sabores dos ingredientes mineiros. “Os casais que optarem por celebrar a data no Omilía vão poder desfrutar de um menu com itens que são plantados, colhidos e transformados pelas mãos de pessoas que desejam impactar por meio da gastronomia e encontram nela uma relação de amor, afeto”, destaca Gabriel acrescentando que uma das premissas de seu trabalho é valorizar os pequenos produtores locais do nosso estado. A estimativa de crescimento no faturamento do restaurante para o fim de semana onde o amor é enaltecido é de cerca de 40% em relação ao 12 de junho do ano passado.

         As comemorações dos apaixonados também trazem boas perspectivas para o empresário Mateus Hermeto, sócio do Barolio, casa localizada no principal reduto gastronômico do bairro Vila da Serra, a Alameda Oscar Niemeyer, também em Nova Lima. Ele espera um aumento nas vendas de no mínimo 60% em relação a mesma data de 2021. Para atrair o público no dia 12, o restaurante irá oferecer, além de um menu exclusivo com opções com massas, frutos do mar e carne, apresentação de música ao vivo com o compositor, violonista e guitarrista mineiro, Celso Moreira.

Anderson Miranda, chef do Gastrô Hub, no Serra, região Centro-Sul da capital, é outro que vai para a cozinha pensando em um cardápio exclusivo para o Dia dos Namorados. Ele acredita no poder comercial e afetivo da data, quando as pessoas estão mais dispostas a sair para jantar, e promete criar um menu em três tempos (entrada, prato principal e sobremesa) que valorize, sobretudo, as quatro cozinhas do restaurante: brasileira, japonesa, chinesa e italiana. “Dessa forma poderemos agradar diferentes paladares e atrair adeptos de cada uma dessas gastronomias”. O estabelecimento espera que de 10 a 12 de junho o faturamento aumente em cerca de 50% na comparação com os demais fins de semana.

Buffet aposta nas comemorações intimistas

 Enquanto bares e restaurantes estão na expectativa de casas cheias, segmentos como o de buffets investem naqueles que buscam uma comemoração mais intimista, em casa. Proprietária do Fora do Comum, buffet no bairro Gutierrez, a empresária Camila Bitencourt, criou um menu com entradas, duas opções de pratos principais e acompanhamentos, além de sobremesas. O kit pode ser entregue na residência do cliente e sai por R$ 298 para o casal. “É uma data muito promissora. As pessoas não querem deixar que ela passe em branco. Desejam presentear, mostrar carinho. E, obviamente, é uma oportunidade para aumentarmos as vendas”. Camila espera que os kits desse ano, feitos sob encomenda, tenham aumento de 20% na procura em relação à mesma data de 2021.

Agenda Comunicação Integrada | Assessoria de Imprensa

Jornalistas responsáveis: 

Daniel de Andrade – RP 0020661-MG

Tel e WhatsApp: (31) 9 8500-1358 

Maíra Rolim – JP 8850- MG 

Tel e WhatsApp: (31) 9 9120-1068