Quando são colocadas no papel as projeções para este ano em comparação ao Dia das Mães de 2021, crescimento das vendas, segundo Abrasel-MG, deve chegar aos 90%
Segunda celebração mais importante do comércio, o Dia das Mães comemorado no próximo dia 8, deve ter vendas melhores que as registradas em 2019, período anterior à pandemia. De acordo com estimativas da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Minas Gerais (Abrasel-MG), a expectativa é que as receitas do setor cresçam 20% quando comparadas à arrecadação obtida no segundo domingo de maio do ano pré-pandêmico.
Quando são colocadas no papel as projeções para este ano ante ao Dia das Mães de 2021, o crescimento das vendas, segundo o presidente da Abrasel-MG, Matheus Daniel, deve atingir a marca de incríveis 90%. Isso porque nessa mesma data do ano passado, o setor estava impedido de funcionar aos domingos, por causa das restrições impostas pela Covid-19. “Por isso usamos como parâmetro de comparação, o Dia das Mães de 2019, pois nos últimos dois anos (20 e 21) as nossas vendas, apesar de todo o amparo de delivery, não se equipararam ao mesmo faturamento que temos com as casas abertas. O cenário para este ano, com a população quase totalmente vacinada e sem nenhum tipo de restrição, é infinitamente melhor, um renascimento”.
Ainda segundo o dirigente, restaurantes com espaço kids estão entre os preferidos dos clientes na data que se aproxima e chegam a ter um incremento de 50% nas vendas em relação a outros domingos. É o caso do Boi Vitório, churrascaria no bairro Mangabeiras, que por oferecer uma área exclusiva para a diversão dos pequenos e, com isso, atrair toda a família, espera um maior volume de clientes neste dia 8. “Nos últimos dois anos, todos nós passamos por períodos severos de restrição. Ninguém tinha segurança em sair de casa. Muitos filhos deixaram de celebrar com as mães, os encontros em família foram cancelados. Acredito que agora não há quem não esteja com saudade de recuperar o tempo perdido, os abraços perdidos. E esse anseio das famílias em sair para almoçar fora na data, obviamente, impacta positivamente as nossas vendas”, ressalta o proprietário da churrascaria, o empresário Fabrício Lana.
Quem também está otimista com o próximo dia 8, é o chef Gabriel Trillo, sócio do Omilía Restaurante, no Vila da Serra. A casa, que já está acostumada a funcionar com 100% de ocupação aos domingos, preparou inclusive um cardápio especial para a ocasião com duas opções de entrada, três tipos de pratos principais e duas sugestões de sobremesa. O almoço completo sai a R$ 170. “Nossa essência é a busca por uma alta gastronomia mineira não ancorada apenas em técnicas e demasiadamente ‘gourmetizada’ mas que, sobretudo, valorize os pequenos produtores mineiros, os alimentos frescos e produtos de qualidade. Esses requisitos tornam o nosso menu uma boa opção de presente para as mamães”, destaca Gabriel.
O sócio-proprietário do Alguidares, Brando Mota, calcula um crescimento de 10 a 15% no faturamento da casa em relação ao mesmo período do ano passado. “Apesar de não termos operado com atendimento ao público no Dia das Mães de 2021, tivemos um resultado expressivo com o delivery, modalidade de vendas que implantamos, inclusive, durante a pandemia”. Ele acredita que esse sucesso das vendas online se deve ao fato de o restaurante, dedicado à culinária baiana, com um cardápio farto de peixes e frutos do mar, já ser tradicional na cena gastronômica de Belo Horizonte há 26 anos. “Quando tivemos que fechar, por força do decreto da PBH, os nossos clientes de longa data, que já estavam habituados a lotar nosso salão durante tantos Dias das Mães, decidiram continuar nos prestigiando, ou seja, quiseram receber os nossos pratos no conforto do lar. Esse reconhecimento vem muito da tradição que o nome Alguidares carrega. Mas é óbvio que o atendimento presencial é inigualável, é a essência de qualquer restaurante, afinal trabalhamos com experiências e nada melhor do que proporcionar boas experiências em uma data tão afetiva como essa”.
Boas perspectivas também em outros setores
Proprietária do Buffet Fora do Comum, no bairro Gutierrez, a empresária Camila Bitencourt criou um cardápio especial para quem pretende presentear as mamães com delícias especiais, que vão desde tábua de café da manhã completo a almoço com opções de entrada, pratos principais e sobremesas. A estimativa da empresária, que produz sob encomenda e entrega tanto na casa do cliente quanto pode recebê-los na loja para a retirada dos itens, é de que as vendas cresçam de 25 a 30% neste ano em comparação a 2021. “É inegável o valor afetivo que o Dia das Mães carrega consigo, acho que um valor até maior que o Natal. Então, independentemente de inflação, alto custo dos insumos, as pessoas querem presentear, nem que seja com uma lembrança, um mimo. Elas querem mostrar carinho depois de tanto tempo de privações e incertezas”.
Agenda Comunicação Integrada | Assessoria de Imprensa
Jornalistas responsáveis:
Daniel de Andrade – RP 0020661-MG
Tel e WhatsApp: (31) 9 8500-1358
Maíra Rolim – JP 8850- MG
Tel e WhatsApp: (31) 9 9120-1068
Comentários