Gravado inteiramente por câmeras de celular, AzulScuro é único representante de Minas exibido no 25º Fantasia International Film Festival, realizado em Montreal, no Canadá; curta estará na programação nos próximos dias 17 e 19

AzulScuro, primeiro curta-metragem dos diretores de Belo Horizonte, Evandro Caixeta e João Gilberto Lara, ultrapassou as fronteiras nacionais e chega, agora, ao exterior: a produção, lançada no início deste ano, foi selecionada para ser a única representante de Minas Gerais no 25º Fantasia International Film Festival, realizado em Montreal, no Canadá. O evento é o mais representativo do cinema fantástico da América do Norte e o segundo maior do mundo. O curta será exibido nos próximos nesta terça-feira (17) e na quinta-feira (19) na plataforma fantasiafestival.com. Em abril, o filme já havia sido premiado no Festival de Cinema Fantástico de Porto Alegre (Fantaspoa), maior circuito cinematográfico da América Latina dedicado ao gênero, como o melhor curta-metragem nacional na categoria Júri Popular.

Uma das grandes potências de AzulScuro é a linguagem. Segundo Caixeta, as cenas do curta, com duração de 15 minutos, foram captadas inteiramente através das câmeras de um celular, pela própria protagonista (Larissa Bocchino), o que proporciona uma camada a mais de realismo para quem assiste. “Muitas pessoas acreditam que escolhemos a filmagem pelo celular em virtude do isolamento social provocado pela pandemia. Porém, a produção foi idealizada ainda em 2019 e gravada no início de 2020, antes da crise sanitária. Nosso principal objetivo com esse novo formato era adentrarmos no universo da sétima arte explorando um mecanismo tão presente no nosso dia a dia, capaz de nos conectar com todo o mundo e, ao mesmo tempo, buscar uma linha mais autoral, criativa”, conta acrescentando que o trabalho foi feito com 100% de recursos da Qu4rto Studio, produtora audiovisual criada por Evandro e pelo colega João Gilberto há 10 anos.

“Não fazia parte dos nossos planos lançar AzulScuro no circuito de festivais, porém, ao conclui-lo, entendemos que a melhor maneira de divulgá-lo seria apostar nesses eventos por nichos voltados para o gênero fantástico”, completa.

E a possibilidade de mostrar o trabalho no mercado internacional, tem sido uma grata surpresa, de acordo com o parceiro de Evandro na empreitada, o também diretor do curta, João Gilberto Lara. “A premiação no Fantaspoa já foi um grande reconhecimento, principalmente por ser o primeiro festival no qual inscrevemos nosso primeiro filme. Agora, poder participar do Fantasia com um curta totalmente autoral é um fato que nos enche de orgulho e nos dá novas possibilidades para produzir terror no Brasil”.

Outro fator que, segundo Gilberto, é motivo de honra para estar no renomado festival canadense é uma feliz coincidência do destino: AzulScuro será exibido nos mesmos dias que o longa #Baleia Azul.  Co-produzido pelo diretor cazaquistanês Timur Bekmambetov, a história aposta na técnica Screenlife, em que o uso de câmeras tradicionais é substituído pela captação de imagens do ponto de vista de webcams e câmeras de celulares, e a narrativa se desenrola a partir das telas que passaram a dominar nosso cotidiano. “Sempre fomos fãs do trabalho conceitual que Bekmambetov desenvolve, especialmente neste longa, e para nós, jovens cineastas mineiros, que saímos da faculdade de publicidade há pouco tempo, dividir a programação [do Fantasia] com um filme dele é algo que não imaginávamos nem nos nossos melhores sonhos. É a mesma sensação que um jovem ator deve ter ao contracenar com a Fernanda Montenegro pela primeira vez”, brinca.

Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo

Além de participar do 25º Fantasia International Film Festival, AzulScuro também será um dos 200 filmes, representando 39 países, na 32ª edição do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo. A mostra acontece entre os próximos dias 19 e 29, de forma online e gratuita e estará disponível em todo o território nacional. O evento é considerado um dos maiores e mais tradicionais festivais dedicados ao formato do curta-metragem no mundo. Todos os filmes e encontros podem ser acessados pelo endereço www.kinoforum.org. “Essa é uma ótima oportunidade para os brasileiros assistirem ao nosso curta, já que o Fantasia não é exibido no Brasil”, explica Lara.

Sinopse de AzulScuro

Um grande mistério envolve a morte de Alice dos Anjos (Lavínia Bocchino). Encontrada sem vida em sua própria casa pela irmã Sofia (Larissa Bocchino), o caso continua sem solução. Um ano após a tragédia, outros jovens desapareceram e deixaram vestígios semelhantes aos encontrados na cena do crime de Alice: água por toda a casa e desenhos de figuras demoníacas nas paredes. No aniversário da data fatídica, Sofia está sozinha e emocionada, mas a notícia dos recentes desaparecimentos a leva a buscar respostas sobre o que pode ter acontecido com a irmã.

Enquanto a investigação avança por pistas fragmentadas na memória do seu celular, um perfil desconhecido a adiciona no Instagram. O perfil não tem fotos, apenas um story de uma mulher de vestido e uma sombra maligna. A entidade demoníaca passa a conduzir acontecimentos sobrenaturais no celular de Sofia, tornando-a cada vez mais paranoica.

Ficha técnica

Atores: Larissa Bocchino, Lavínia Bocchino, Cecília Parreira e Neise Neves

Músicas: Moons – My Cave; Moons – Creatures of the Night

Sobre a Qu4rto Studio

Há 10 anos no mercado audiovisual, a Qu4rto Studio é uma produtora especializada em linguagem digital com vasta experiência em eventos, atendimento a agências e produção de VTs publicitários, animações e vídeos institucionais.

No portfólio da produtora, destaque para trabalhos em megafestivais de música como Rock in Rio e LollaPalooza. Os sócios fundadores são os publicitários Evandro Caixeta e João Gilberto Lara, ambos formados pela PUC Minas em 2012 e 2013, respectivamente. O primeiro tem experiência de produção musical, design e direção de fotografia com especialização em direção de cena para criar filmes dinâmicos, criativos e disruptivos. João, por sua vez, tem passagens sólidas pelo mercado televisivo mineiro. Foi diretor de cena, produtor e motiongrapher dos departamentos de criação e arte da Record Minas e TV Bandeirantes. Atuou ainda na direção criativa de diversos segmentos e construiu sua carreira em diferentes departamentos da produção.

AzulScuro é o primeiro trabalho no cinema da Qu4rto e, segundo os diretores, a expectativa é que até o final do ano outros quatro curtas com selo da produtora, todos do gênero fantástico, estejam em circulação nos principais festivais do gênero, no Brasil e em âmbito internacional. Um deles, inclusive, está em gravações em Conceição do Mato Dentro, região Central de Minas.

– Fotos (promocionais e making of)

-Trailer: