Clínica oncológica, que nasceu em Betim, em 2006, atende média de 800 pacientes por mês nas três unidades, ao longo de mais de uma década, todos amparados por equipe com 160 profissionais, incluindo corpo clínico e colaboradores de demais áreas

De portas abertas desde 2006, através da união de seis médicos oncologistas remanescentes do hospital da Baleia, a Cetus Oncologia acaba de debutar com números de respeito. A clínica, que nasceu em Betim, região metropolitana de BH, e hoje conta também com mais duas unidades, (uma na capital mineira e outra em Contagem), teve crescimento de 80,5% em seu faturamento nos últimos cinco anos.

Os índices positivos não param: nos últimos sete anos, a empresa investiu R$ 5,5 milhões em melhorias na infraestrutura, entre reformas, projetos de centralização administrativa e ampliação dos consultórios nas unidades.

Atendendo uma média de 800 pacientes por mês nas três clínicas, ao longo de mais de uma década, todos amparados por uma equipe com 160 profissionais, incluindo corpo clínico e colaboradores de demais áreas, a trajetória da Cetus, além de ser marcada por números expressivos, evidencia, segundo o médico oncologista Victor Hugo Lisboa Lopes Rodrigues, o quanto a empresa é primordial para a população de municípios importantes da região metropolitana. “Tivemos a oportunidade de mudar o cenário do tratamento contra o câncer em Betim e consolidar a mesma qualidade assistencial em Contagem e Belo Horizonte.”

Essa expertise, inclusive, tornou-se fundamental para a empresa dar passos maiores no final de 2020: Começou um longo, porém estruturado processo de profissionalização de sua gestão. Na ocasião, Victor e os antigos sócios-diretores, optaram por não apresentá-la mais ao mercado como uma empresa familiar. “Criamos um conselho de administração, do qual sou presidente, ancorado nos conceitos da governança corporativa. Além disso, instituímos uma diretoria executiva, com profissionais de know-how na área de negócios em saúde, entre eles o médico ginecologista, Dr. Fábio Lentúlio Mota, que, com sua profunda capacidade técnica/corporativa, nos sugeriu a criação do Grupo Mira S.A.” A partir da formação da holding, resultado final das mudanças iniciadas ainda no ano passado, a Cetus tornou-se um dos braços do grupo, juntamente com o Instituto Mineiro de Mastologia (IMMA), também com sede em Betim.

Em agosto, a Sociedade Anônima teve sua mais importante aquisição: comprou 81% das ações do Grupo Semper, formado pelo hospital de mesmo nome, Semper Home Care e Semper Diagnósticos, localizado na Alameda Ezequiel Dias, 389, região hospitalar de Belo Horizonte. “A consolidação da Mira foi, sem dúvida, uma grande virada de chave na nossa história, pois representa o início da expansão dos nossos serviços para além da oncologia”, enfatiza Rodrigues, acrescentando que o Semper contará com uma gama variada de profissionais, como mastologistas, ginecologistas, cardiologistas e aqueles voltados à procedimentos cirúrgicos do aparelho digestivo, entre outras especialidades. “Nosso objetivo é oferecer serviços de saúde de forma completa e integral”.

Ainda segundo Victor, a Mira pretende, à curto prazo, estabilizar os números financeiros e consolidar a gestão do Semper. Já a médio prazo a expectativa é fechar novas fusões em negociação. “Já estamos estudando expansão em 2022 para, pelo menos, duas cidades fora da região metropolitana de Belo Horizonte”, antecipa sem revelar, por enquanto, quais serão as localidades.

Agenda Comunicação Integrada

Jornalistas responsáveis:

Maíra Rolim – JP 8850- MG

Daniel de Andrade – RP 0020661-MG

(31) 3021-0204 | 9 8500-1358 | 9 9120-1068