Na terapia em investigação, anticorpo é conjugado ao Trastuzumabe, medicamento já usado contra câncer de mama HER2 Positivo; Estudos se encontram na Fase III, após fases I e II demonstrarem grande efetividade

Um novo método de combate ao câncer de mama vem sendo estudado de forma pioneira pelo departamento de pesquisas científicas da Cetus Oncologia, clínica especializada em tratamentos oncológicos com sede em Betim e unidades em Belo Horizonte e Contagem.

Segundo o oncologista clínico e Investigador Principal do estudo, Charles Pádua, nessa terapia em investigação, um anticorpo é conjugado ao Trastuzumabe, medicamento já usado contra o câncer de mama HER2 Positivo [um dos subtipos mais agressivos de tumor que tem como característica a superexpressão do receptor de membrana conhecido como HER2]. “O Trastuzumabe Deruxtecan carrega em sua composição oito moléculas do Dxd, quimioterápico que pode ser enviado diretamente às células cancerígenas através da ligação deste anticorpo ao HER2. Com a junção, o fármaco atua não só na célula alvo, mas também nas [células] tumorais em seu entorno”, explica.

Ainda segundo o pesquisador, a grande novidade deste estudo clínico é que, caso seja aprovado, o método pode ser mais uma forma de tratamento, já que até o momento apenas pacientes com câncer de mama HER2 Positivos são tratadas com drogas anti-HER2. “Estaremos inaugurando uma nova forma de combater esta neoplasia, que representa cerca de 20,9% de todos os tumores que acometem o sexo feminino, segundo o INCA e, consequentemente, rompendo com um paradigma oncológico”, completa acrescentando que o foco da terapia são mulheres com doenças em estágio avançado ou metastático. “Vários testes já foram realizados e publicados. Estudos de Fase I e II demonstraram grande efetividade. Agora, na Fase III, de âmbito internacional e multicêntrico, nosso objetivo é confirmar se os achados anteriores são, de fato verdadeiros, para que em breve o método terapêutico esteja disponível no mercado.”