Hoje, 14 de abril, é o dia de uma das bebidas mais adoradas do mundo: o café. Seja ele carioca, pingado, cappuchino, americano ou expresso, o café é uma paixão mundial, sem dúvidas. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Café – ABIC, o produto é consumido por 9 entre 10 brasileiros com mais de 15 anos. O Brasil, inclusive, é considerado o maior produtor e exportador de café do mundo, seguido do Vietnã e da Colômbia.

Como a data não pode passar em branco em terras tupiniquins, separamos algumas receitas que levam café nos ingredientes para você celebrar o 14 de abril e, principalmente, se inspirar com esse ícone versátil da nossa cozinha. Confira:

Duplo Expresso

Receita da Panorama Pizzaria

 R. Sapucaí, 533 – Floresta

Este drink pode ser preparado straight up (sem gelo) para dias mais amenos e servido na taça martini; ou on the rocks (com gelo) para dias mais quentes. Nestas ocasiões basta servi-lo em num copo highball (longo).

Ingredientes

– 25 ml de cachaça curtida no carvalho

– 25 ml de Brandy (conhaque)

– 25 ml de creme de cacau ou licor de chocolate

– 25 ml de café expresso puro

– 5 ml de suco de laranja natural coado

– 1 colher de sopa de mel de aroeira (pode usar o silvestre)

– 2 splashs de licor de menta

– Casca de 1/4 de laranja

– Cacau 100% em pó

Modo de preparo:

Coloque em uma coqueteleira a cachaça, o brandy, o creme de cacau e o café. Em seguida coloque a colher de mel e mexa pra dissolvê-lo. Adicione o restante dos ingredientes e 6 pedras de gelo. Bata até gelar bem o copo. Coe o líquido para uma taça martini. Esprema a casca de laranja em cima do líquido para que o sumo fique na superfície. Decore com uma rodela fina de laranja na superfície do drink, polvilhada com um pouco de cacau 100% por cima, e coloque no centro da rodela um ramo pequeno de hortelã.

Uaite Russian

Receita do Piratas BBQ

Rua Alberto Cintra, 80 – União

Segundo o bartender Conrado Salazar, responsável pela carta de drinks da casa, trata-se de uma ‘releitura amineirada’ do clássico White Russian, este a base de vodka. “Além da entrada perfeita da cachaça de carvalho no lugar da vodka, o xarope de laranja dá um leve sabor cítrico ao cocktail, que combina perfeitamente com o café. É um drink ideal para esses dias com temperatura mais baixas que estão chegando”, conta.

Ingredientes

– 60 ml de cachaça amarela envelhecida em carvalho

– 5 ml de xarope monin de laranja amarga

– 20 ml de licor de café

– 20 ml de café cold brew (café passado a frio).

– 30 ml de heavy cream

Modo de preparo

Em um copo baixo, coloque o gelo, a cachaça, o xarope de laranja, o licor de café e o café cold brew. Misture levemente com uma colher. Lentamente, por cima, coloque o creme, amortecido por uma colher e de preferência sobre o gelo. A ideia é ele repousar sobre a mistura, fazendo duas camadas, e ir se misturando lentamente. Decore com noz moscada em pó e um pau de canela

Como fazer o café cold brew

Pegue uma medida de café em grão. Bata no liquidificador até atingir a floculação de um ovo maltine. Não é necessário virar pó. Coloque em um recipiente com 10 medidas de agua filtrada a temperatura ambiente. Tampe e reserve na geladeira por 18 a 24h. O último passo é coar a mistura. O cold brew também  pode ser consumido  puro, em um copo longo com gelo, adoçado a gosto e com uma casquinha de alguma fruta cítrica da sua preferência.

Receita do heavy cream

– 250 ml de creme de leite fresco.

– 150 ml de leite.

– 25g de açúcar cristal (ou 50 ml de xarope de açúcar)

Bata o creme de leite no liquidificador até que comece a ficar aerado. (Dica: tenha muito cuidado para não bater demais e virar chantilly). Assim que arear, misture o açúcar ou o xarope e o leite. Bata mais um pouco até ganhar um pouco de consistência entre líquido e creme. Conserve em geladeira

Tiramisù

Gastrô Hub

Av. do Contorno, 4667 – Serra

Para quem não abre mão de um clássico, a sugestão do Gastrô Hub, localizado no bairro Serra é o Tiramisù, doce italiano à base de café e creme de queijo. Aqui no Brasil ele sofreu algumas modificações, por isso pode ser preparado de várias maneiras. Você já experimentou? Se não, que tal se deliciar com a versão deste restaurante? Os pedidos podem ser feitos pelo Ifood e Uber Eats ou no delivery próprio da casa com 10% de desconto. O WhatsApp é o 2527-5858.

ASSESSORIA DE IMPRENSA: Agenda Comunicação Integrada

Jornalistas responsáveis:

Maíra Rolim – JP 8850- MG

Daniel de Andrade – RP 0020661-MG|9 8500-1358 | 9 9120-1068