13.04.2020
Restaurante de BH prepara marmitas para pessoas em situação de rua expostas ao coronavírus

Iniciativa é realizada pelo Kanpai, que prepara cerca de 100 refeições semanais, e ONG Vingadores do Bem. Marmitas serão entregues na região central de BH e em aglomerados

O Kanpai, restaurante de culinária oriental, no bairro Cruzeiro, região Centro-Sul de Belo Horizonte, acaba de entrar em um nobre projeto solidário. O estabelecimento está preparando refeições para pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social e, por isso, ficam mais suscetíveis à contaminação pelo novo coronavírus.

De acordo com o sócio do restaurante, Guilherme Xavier, a equipe de cozinheiros do Kanpai irá preparar cerca de 300 refeições por semana, que serão servidas nas noites de terça-feira, quinta e sábado por membros da ‘ONG Vingadores do Bem’ a grupos em situação de rua na região central de Belo Horizonte e moradores de aglomerados. “A ação parte de um projeto antigo do Kanpai que ainda não tinha saído do papel, mas que consiste, justamente, nesse tipo de auxílio a quem tanto precisa. Porém, a pandemia da Covid-19, fez com que ele fosse antecipado, afinal, o momento atual pede empatia em todos os sentidos. Enquanto estamos no conforto de nossas casas, em quarentena, com acesso a todas as medidas de prevenção e com a dispensa cheia, centenas de pessoas sequer possuem condições básicas de sobreviver a uma possível contaminação”, reflete o empresário. O estabelecimento chegou até a ONG por meio da ‘Rede Solidária BH’, iniciativa da capital mineira que, desde 2008, conta com uma grande corrente de solidariedade da qual fazem parte vários voluntários e grupos assistenciais. Juntos eles atuam em diversos projetos, entre eles o ‘Banho Solidário’ e cesta básica para comunidades carentes. “Nossa meta é servir três mil refeições nas próximas semanas e continuar com essa ação mesmo após o fim da pandemia”, revela Xavier.

Para que o projeto continue acontecendo, o empresário conta com a ajuda da sociedade. “O Kanpai cede sua cozinha e prepara as marmitas. A ONG Vingadores do Bem faz as entregas. Porém, todos os alimentos são doados. Por isso, precisamos de utensílios básicos, como macarrão, óleo, sal, tomate ou qualquer item de cesta básica. Essa ajuda é fundamental para salvar vidas, nestes tempos onde ela [a vida] se tornou ainda mais preciosa”.

As doações de alimentos para a produção das marmitas podem ser entregues no restaurante Kanpai (Rua Pium-í, 1122 – bairro Cruzeiro). Mais informações pelo telefone (31) 3656-4621.