12.03.2019
ONGs se unem para doar perucas à pacientes com câncer

Ação acontece nesta sexta-feira (15), na sede da Organização Regional de Combate ao Câncer, em Betim; Vinte mulheres em tratamento contra câncer vão receber, gratuitamente, perucas confeccionadas pela ONG Fio de Luz

Muitas mulheres, ao serem diagnosticadas com câncer, precisam enfrentar um desafio duplo: além da longa jornada das sessões de quimio e radioterapia, a queda dos cabelos, provocada pelo uso dos medicamentos, mexe com a autoestima da paciente, podendo gerar quadros de depressão e ansiedade. Para minimizar esse sofrimento, a Organização Regional de Combate ao Câncer (ORCCA) realiza nesta sexta-feira (15), às 11h30, em sua sede, no bairro Jardim Brasília, em Betim, uma grande ação de solidariedade. A instituição irá doar 20 perucas para mulheres que estão em tratamento contra o câncer, mas que não podem pagar pelo acessório. As peças foram confeccionadas pela ONG Fio de Luz, que desde 2009 criou uma fábrica no bairro Jardim Leblon, região de Venda de Nova, em BH, onde produz cerca de 200 modelos por mês.

De acordo com o coordenador da ONG Fio de Luz, Edmilson Oliveira, o trabalho da entidade começou após ele se comover com a história de uma mulher, que estava sofrendo com a perda dos cabelos, mas não tinha dinheiro para comprar uma peruca. Ao ouvir o relato, Oliveira decidiu, então, presenteá-la. “A partir daí, essa ideia começou a fazer parte da minha vida. Viajei a São Paulo, onde fiz uma compra de 80kg de cabelos para transformá-los todos em perucas e desde então, não parei mais”, afirma.

A Agente comunitária de saúde, Elaine Martins dos Santos, 48 anos, em tratamento contra um câncer de mama, desde agosto de 2018, é uma das 20 pacientes que estará na ORCCA nesta sexta-feira para receber as perucas confeccionadas pela ONG Fio de Luz. Apesar de ainda ter dificuldade para aceitar a perda dos cabelos, decorrente das sessões de quimioterapia, ela reconhece o valor dessa doação para a sua autoestima. “O que mais dói para uma paciente [com câncer] é o preconceito. Esta doença, infelizmente, ainda é muito vista como uma sentença de morte. Quando as outras pessoas nos veem careca, este preconceito só aumenta. Então para evitar certos tipos de olhares, a peruca ajuda a enfrentar essa fase com mais força e perseverança”, afirma a agente comunitária, que espera encontrar um modelo ruivo similar a seus cabelos naturais.

Para a supervisora assistencial da ORCCA, Fernanda Martins, ações como essa, feita em conjunto com a ONG Fio de Luz, reforçam o quanto a soma de esforços do Terceiro Setor é importante nos mais diversos âmbitos sociais. “Já temos outras parcerias para esse tipo de ação. Trabalhamos em conjunto, também, com uma loja de perucas e soluções capilares na Savassi, que confecciona perucas com cabelos doados pela comunidade que vive no entorno da ORCCA e as repassa para os nossos pacientes carentes. A chegada da Fio de Luz só vem para fortalecer este trabalho”, afirma acrescentando que esta nova união, felizmente, não tem data para acabar. “Essa entrega das 20 perucas é só a primeira de muitas que faremos juntas”, revela Martins.

Doação de 20 perucas para pacientes com câncer

Local: ORCCA (Organização Regional de Combate ao Câncer)

Endereço: Rua Hum, 337 – bairro Jardim Brasília – Betim | MG

Data e horário: 15 de março, sexta-feira, às 11h30

*As 20 pacientes são assistidas pela ORCCA

Sobre a ORCCA

A ORCCA, com sede em Betim, na Grande BH, oferece, gratuitamente, diversos benefícios e projetos assistenciais para pessoas de baixa renda que estão em tratamento oncológico na cidade e municípios vizinhos: acompanhamento com assistente social, nutricionista, psicólogo, cestas básicas àqueles em situação de vulnerabilidade social, distribuição de medicamentos, suplementos alimentares, cateteres, muletas, cadeiras de roda e almoços/lanches são alguns dos benefícios ofertados. Este último é disponibilizado apenas para quem passa mais de 6 horas no trajeto casa-hospital/ hospital-casa no dia da consulta.

Há ainda atendimento odontológico e auxílio jurídico, fundamental para esclarecer os direitos que os pacientes adquirem após o diagnóstico de câncer e que muitas vezes desconhecem, como saque do FGTS/PIS PASEP e isenção do Imposto de Renda.

A instituição desenvolve também programas voltados para os filhos dos pacientes, como por exemplo o ‘Projeto Apoia’, no qual eles recebem de profissionais devidamente orientados todo o apoio emocional que necessitam durante o enfrentamento da doença dos pais. Atualmente o projeto, que acontece quatro vezes por semana, atende 17 crianças de cinco a 12 anos de idade.

Jornalistas responsáveis: Maíra Rolim e Daniel de Andrade

Contato: (31) 3021-0204 | (31) 9 9120-1068