Sala de
Imprensa

Fechar
01.11.2018
Mulheres dominam cozinha da Osteria Mattiazzi para preparar jantar ítalo-brasileiro

Chef Sofia Marinho, ‘padeira-arquiteta’ Renata Rocha e doceira Mariana Laender são convidadas de Massimo Battaglini para assumir cozinha de cantina italiana no próximo dia 7; Menu reúne pratos sutis e delicados com pegada moderna e contemporânea

As mulheres vão dominar a cozinha da Osteria Casa Mattiazzi. No próximo dia 7 de novembro, quarta-feira, a partir das 20h, Massimo Battaglini, anfitrião da tradicional cantina italiana, recebe a chef Sofia Marinho, a ‘padeira-arquiteta’ Renata Rocha, além da doceira Mariana Laender, para que juntas possam preparar um menu de 5 tempos: Couvert, entrada, Primeiro e Segundo Prato + sobremesa. Interessados podem fazer as reservas no telefone (31) 3481-1658. O preço do jantar custa R$ 139. Bebidas são cobradas à parte.

Intitulado “As minas na cozinha”, o jantar, segundo Sofia Marinho,  vai mesclar ingredientes da culinária ítalo-brasileira com uma pegada mais moderna e contemporânea. “Quando o Massimo me convidou, dizendo que havia pensado num menu feito exclusivamente por mulheres, imediatamente tive a ideia de chamar a Renata e a Mariana para me acompanharem nesta empreitada. Conheço o trabalho de ambas e sei o quanto elas são experts em suas áreas”, afirma. A proposta do trio é mostrar o protagonismo feminino na cozinha, com pratos sutis e delicados, em um ambiente ainda bastante dominado pelos homens. “No Brasil conhecemos muitos chefs e ainda poucas mulheres à frente da cozinha. Elas existem aos montes e são bastante talentosas”, destaca Marinho, acrescentando que o cardápio da noite foi bem dividido entre as três: Renata, que é especialista em pães de fermentação natural, ficou responsável pelo couvert. Sofia, por sua vez, além de ter contribuído com algumas delícias do couvert, assina as entradas, primeiro e segundo prato. Já Mariana fica por conta do gran finale, as deliciosas e irresistíveis sobremesas.

Para o chef Massimo Battaglini, abrir as portas da Osteria Mattiazzi a essas mulheres empreendedoras é certeza de uma noite irretocável e que promete agradar o paladar do público. “Elas têm uma característica importantíssima para qualquer profissional da gastronomia. São curiosas, detalhistas e acima de tudo apaixonadas pelo que fazem”, destaca.

Menu

 

Couvert

– Cesta de pães de fermentação natural

– patê de foie

– queijo de cabra

Entradas

– Salada de tomates coloridos, falsa burrata e anchova (há também opção sem a anchova). Acompanha focaccia.

– Carne cruda com emulsão de tutano. Acompanha sourdough.

Primeiro prato

– Nhoque de milho verde, camarão, bacon e azeite de baunilha ou risoto de ervilha e menta com cogumelo eryngui.

Segundo prato

Bacalhau com purê de couve flor e endívias glaceadas ou Stinco de cordeiro com batatinhas coradas, alho confit, cebola pérola caramelizada e ervas.

Sobremesa

Cannoli siciliano

– Struddel com creme e praliné de pistache

– Bomba de chantilly com calda de chocolate

Sofia Marinho

 

Sofia Marinho é bióloga e cursou pós-graduação em alta gastronomia em João Pessoa (PB); Começou sua trajetória na gastronomia, em 2012, na Praia da Pipa, (RN), vendendo massas artesanais por encomenda. Na ocasião atendia os melhores restaurantes da cidade até abrir o seu próprio. Sofia também participou do reality show ‘The Taste Brasil’, trabalhou com grades chefs em BH e Porto Alegre e hoje está de volta a sua cidade natal, Belo Horizonte, onde presta consultorias, dá aulas de culinárias e trabalha como personal chef.

Renata Rocha

 

Renata Rocha é arquiteta por formação e padeira de coração. Em 2014, devido a sua curiosidade pela gastronomia, começou a fazer pães de fermentação natural. Com o passar do tempo se aprimorou em novas técnicas até começar a promover encontros para disseminar este conhecimento e ensinar receitas a quem também tem vontade de aprender mais sobre este delicioso universo.

O interesse de Renata por esta área cresceu de tal forma que ela  criou um instagram, o ‘Albertina Pães’, em homenagem a avó italiana, D. Albertina. No local, ela compartilha e divulga suas criações, além de captar encomendas.

Mariana Laender

 

Natural de Belo Horizonte, Mariana Laender, é formada em administração, mas se rendeu ao universo dos doces em 2013, de forma casual, sempre acreditando na premissa de que qualquer comida deve agradar não só ao paladar como também os olhos. A princípio, começou a trabalhar com encomendas para as amigas, que foram fisgadas de imediato pelos sabores da doceira.

Com o talento aprovado, Mariana passou a levar suas delícias para diversos eventos, entre eles casamentos e festas de 15 anos. Usando sempre materiais de primeiríssima qualidade, atualmente ela faz, em seu atelier, desde bolos de casamentos a docinhos tradicionais, entre eles Amor em Pedaços e camafeu de nozes. São receitas passadas por suas avós e outras adaptadas, mas sem perder a tradição. Cada cliente recebe, seja través de um docinho ou sobremesa, um pouco de sua experiência de vida e da dedicação na constante busca pelo encantamento.

Serviço:

“As minas na cozinha” – Massimo Battaglini convida Sofia Marinho, Renata Rocha e Mariana Laender

Data: 07 de novembro, quarta-feira, às 20h

Local: Restaurante Osteria Casa Mattiazzi (Rua Soledade, 26 – Santa Efigênia)

Menu: Couvert, Entrada, Primeiro e Segundo Prato + sobremesa

Preço: R$ 139

Reservas: (31) 3481-1658

Assessoria de Imprensa:

Agenda Comunicação Integrada

Jornalista Responsáveis: Maíra Rolim e Daniel de Andrade

Contato: (31) 3021-0204/ 9 9120-1068 / 9 7348-9500

WhatsApp: (31) 9 8500-1358