Sala de
Imprensa

Fechar
22.09.2020
Memória gustativa – Confeiteira resgata receita de família para integrar linha de doces finos

Torrone é novidade no casting de doces finos da Doce Carol Ateliê; receita é da irmã da avó materna da confeiteira Ana Carolina Paranhos. Outros doces fazem parte da seleção de doces afetivos

Quem nunca, ao sentir aquele cheirinho saindo da panela ou ao degustar um prato com determinados ingredientes sentiu uma nostalgia, que o transportou de volta ao passado, para a inesquecível comidinha de vó? Essa gostosa sensação tem nome e sobrenome: “memória gustativa”. Segundo especialistas, ela é a mais poderosa sensação do nosso corpo e nos conduz aos momentos de “saudosismo alimentar”. Até mesmo o instinto que nos faz evitar alimentos ruins, venenosos e podres também está ligado a essa parte da memória.

Para a confeiteira Ana Carolina Paranhos, à frente da Doce Carol Ateliê, no bairro Prado, região Noroeste de Belo Horizonte, a memória gustativa, inclusive, é um dos maiores elos imateriais das pessoas com a gastronomia. O hábito de comer, por si só, já tem uma forte ligação com todas as culturas. Se a comida é capaz de despertar lembranças, surge, então, o encantamento. É nesse ponto que a mágica da gastronomia se cumpre.

Por acreditar nas memórias que os bons pratos podem trazer, Ana Carolina acaba de resgatar uma lendária receita de família que passa a fazer parte do cardápio de pronta entrega da empresa: o torrone. O doce, parecido a uma palha italiana, tem base de brigadeiro com mel e é recheado com castanhas. “A receita é da irmã da minha avó materna, que morava em Brasília. Ela, infelizmente já faleceu. Lembro-me que todas as vezes que alguém vinha de lá, trazia esse torrone e eu comia como se não houvesse amanhã. Estou, inclusive, com medo de colocá-lo no cardápio e não resistir à tentação”, brinca a confeiteira.

Ainda segundo Carol, o lançamento será oferecido no delivery da loja em três sabores: tradicional, [feito da mesma forma que sua tia fazia, com sabor mais adocicado, ao leite], pistache e amargo.

Outros doces fazem parte da seleção de doces afetivos da Doce Carol Ateliê. Entre eles estão o pavê de doce de leite, feito com camadas intercaladas entre creme de doce de leite e creme de manteiga (levíssimo), com biscoito maisena, um clássico das memórias gustativas. Outro querido é o pudim, receita bem tradicional, com aquela caldinha de açúcar que lembra qualquer infância.

 

Sobre a Doce Carol Ateliê

 

No mercado desde 2014, a Doce Carol Ateliê traz em sua essência o gostinho da casa de vó, a alegria dos momentos em família e a influência francesa nas receitas. Com uma linha completa de doces para eventos, que inclui mais de 25 sabores de doces finos, bolos e lembranças, a empresa vem firmando grandes parcerias e se consolidando como uma das referências mineiras no mercado de casamentos, desde 2017. Além dos grandes espaços de eventos de Belo Horizonte e região, a marca já levou seu sabor para destination weddings em Ouro Preto, Tiradentes, Arraial D’Ajuda, São Paulo, entre outros locais.

No cardápio de bolos, delícias que vão do tamanho P (12 a 15 fatias) ao Extra G (80 a 85 fatias). Entre os sabores, são destaques pistache com nozes, Red Velvet e brigadeiro com caramelo. No casting de doces finos, estrelas indispensáveis em qualquer comemoração, estão brigadeiro de coco queimado, copinho de nutella, camafeu de nozes, trufado de whisky e crocante gold (chocolate belga de caramelo com amendoim e flor de sal), entre outros.

Para os que não abrem mão de lembrancinhas, a Doce Carol Ateliê oferece ainda bem casados tradicionais e a versão de cenoura com brigadeiro, além de mini cake e brownie.

Uma recente criação da loja neste período de pandemia são os kits com doces e bolos para pequenas comemorações em casa. Os produtos, disponíveis na loja on-line, deliverydireto.com.br/docecarolatelie, são entregues em até 24h.

Doce Lojinha

        

Além do delivery e atendimento personalizado, uma bike da Doce Carol Ateliê está instalada no espaço LayBack, situado na Rodovia Januário Carneiro, 20, no Vale do Sereno, em Nova Lima. Na doce lojinha, os clientes podem encontrar sobremesas como pudins tradicionais, tiramisù, tortinhas de cheesecake, bombons sortidos, entre outros.

Sobre Ana Carolina Paranhos

 

Criada em uma família de muitas avós, a confeiteira Ana Carolina Paranhos sempre teve uma relação de amor com doces, bolos e guloseimas. As reuniões eram sempre em volta da mesa farta de gostosuras.

Na época de colégio, ela já se arriscava em alguns encontros de amigas fazendo bolos. Mas foi, mais precisamente, a partir de 2005 que Ana deu os primeiros sinais de empreendedora. “Comecei a revender alguns bombons e pouco tempo depois, passei a fazer os meus próprios doces.” Mal sabia que ali era o início de algo muito maior.

Em meados de 2010 a jovem fez um intercambio para a França, onde ficou por um ano. Lá teve várias experiencias maravilhosas, entre elas participar de uma aula show na famosa escola Le Cordon Bleu, em Paris, considerada por muitos críticos como a mais renomada escola de gastronomia do mundo. “Era fascinada com as vitrines de lojas de confeitaria, com os cafés e tudo que se relacionava ao mundo da confeitaria”.

Ao voltar para o Brasil, em 2011, Ana resolveu fazer o curso de administração, mas o mercado a levou para outros caminhos. Trabalhou em grandes empresas, até que em 2014 se rendeu àquele que é, hoje, seu grande talento. “Larguei tudo e resolvi me dedicar exclusivamente aos doces. Foi aí que nasceu minha maior paixão, a Doce Carol Ateliê”, conta.

 Serviço

Doce Carol Ateliê

Rua Cuiabá, 329 – Prado

Whatsapp para orçamentos: (31) 9 9818-1213

Whatsapp para pronta-entregas: (31) 9 9818-2044*

*Pedidos agendados com rota de entrega de terça a sexta-feira, de 13h às 18h, e aos sábados, de 10h às 14h

deliverydireto.com.br/docecarolatelie

Para pedidos imediatos, peça pelo Ifood:

https://www.ifood.com.br/delivery/belo-horizonte-mg/doce-carol-prado

ASSESSORIA DE IMPRENSA:

Agenda Comunicação Integrada

Jornalistas responsáveis:

Maíra Rolim – JP 8850- MG

Daniel de Andrade – RP 0020661-MG

(31) 3021-0204 | 9 8500-1358 | 9 9120-1068

www.agendacomunicacao.com