10.03.2020
Kanpai recebe certificação GPTW

Certificação, obtida por meio de pesquisa com funcionários das organizações, reconhece melhores ambientes de trabalho em 61 países ao redor do mundo

O Kanpai, restaurante de comida japonesa, localizado no bairro Cruzeiro, região Centro Sul de Belo Horizonte, acaba de conquistar um importante reconhecimento. O estabelecimento, no mercado há menos de três anos, recebeu a certificação do Great Place to Work (GPTW), consultoria internacional, líder em gestão de pessoas, que reconhece os melhores ambientes de trabalho em 61 países ao redor do mundo.

O Programa de Certificação é um serviço que permite empresas de qualquer porte realizarem uma pesquisa online com os colaboradores, na qual eles não precisam se identificar, para diagnosticar o clima organizacional, ou seja, trata-se de um instrumento para analisar o nível de satisfação dos funcionários. Ao final da avaliação, o GPTW concede um selo digital à empresa que atingiu nota igual ou superior a 70 pontos. Isso significa que ao menos sete em cada 10 entrevistados devem ter uma percepção positiva de seu ambiente de trabalho. A nota do Kanpai, que tem em seu quadro cerca de 40 colaboradores, foi 74. “Essa certificação vem validar que estamos no caminho certo para um ambiente mais colaborativo, transparente e harmônico”, afirma um dos sócios da casa, o empresário Guilherme Xavier.

Ainda segundo o empresário, a pesquisa GTPW é um marco importante no Kanpai por mapear, através de métricas claras, a percepção do colaborador sobre a satisfação de trabalhar na empresa. “Outro fator que explica este resultado positivo é o fato de desenvolvermos diversos projetos de gestão de pessoas liderados pela psicóloga Tainã Lombardi, cujos objetivos são gerar maior felicidade no trabalho. Essa é uma de nossas maiores marcas”.

Após receber o selo GPTW, cuja validade é de 12 meses, o Kanpai está apto para pleitear uma vaga em um dos 40 rankings anuais, publicados pela entidade internacional. De acordo com Xavier, o estabelecimento pretende se inscrever nas categorias ‘Pequenas empresas’ ou ‘Melhores empresas de Minas Gerais’. Apenas as organizações que já passaram pelo processo de pesquisa de clima organizacional podem concorrer a um ranking.

Sobre o Kanpai

O Kanpai surgiu em 2015 através da união dos empresários Lucas Oliveira e Guilherme Xavier como um buffet de comida japonesa. A princípio, a ideia era atender festas, formaturas e eventos corporativos. Porém, em meados de 2017, com o rápido crescimento do negócio e necessidade de maior espaço para degustação, os sócios decidiram ampliar a operação e inauguraram o restaurante, que tem entre suas maiores marcas o despojamento. “Aqui, não fazemos questão das tradições orientais. O protocolo pode ser ignorado, afinal o jeito certo do cliente comer um ‘japa’ é ele quem determina”, pontua Guilherme.

A informalidade é percebida, até mesmo, no próprio ambiente. Ao entrar no estabelecimento, esqueça aquela arquitetura imponente, suntuosa, típica dos restaurantes de culinária japonesa. A área interna espaçosa, com a cozinha e bar de sushis à mostra [o que evidencia a transparência da casa em preparar comida de qualidade], somadas à decoração colorida, fazem do local o cenário perfeito para um encontro casual ou até mesmo para o happy-hour no fim do dia.

A inovação no cardápio é outra característica predominante. Isso porque ele não é impresso. Os clientes fazem pedidos de bebidas, entradas e pratos por meio de um tablete com software interativo, que aciona a equipe da cozinha automaticamente. A tecnologia, porém, não exclui a figura do garçom. “Por não ter que registrar os pedidos, ele [o garçom] fica mais disponível para atender bem, orientar, estar à disposição para esclarecer dúvidas e trazer as refeições”, ressalta Xavier.

A informatização permite ainda que cada cliente deixe seu feedback ao visitar a casa. O público é ouvido por meio dos comentários nos tablets, Trip Advisor e pelo ouvido atento dos garçons.

Além disso, o estabelecimento se preocupa também em manter uma postura sustentável. Já opta pelo uso de canudos de vidro antes mesmo dos plásticos serem proibidos nos bares e restaurante de Belo Horizonte e pretende tirar do papel, o mais breve possível, programas de desperdício zero, energia renovável, reciclagem (óleo, lata, vidro e papel) e consumo zero de plástico.

Cardápio

O Kanpai tem, em seu cardápio, quase 100 pratos, entre entradas, pratos japoneses e sobremesas. Todos preparados pelo chef Adair Silva, eleito cinco vezes consecutivas pela “Revista Encontro” como o melhor sushiman de Belo Horizonte.

Um dos destaques na seção de entradas é o Ceviche Kanpai, feito com peixe branco fresco, lula e camarão marinados em molho cítrico especial. A porção de 165g custa R$ 23,90, enquanto a de 270g, R$ 37,90. Entre os pratos japoneses tradicionais, uma variedade de sushis, sashimis e makis. Há ainda nove opções de temakis por preços a partir de R$ 16,90 e seis tipos de sobremesa, como por exemplo a banana flambada na calda de laranja acompanhada de sorvete de creme e finalizada com canela.

Do casting de vegetarianos, criados a partir do movimento de escuta do público, fazem parte 17 itens. O maki de palmito (R$ 18,90), envolto de alga em arroz japonês e palmito; e o Harumaki de legumes [massa feita à base de farinha de trigo, crocante, recheada com legumes e acompanhada de molho agridoce] são alguns deles.

Drinks

A carta de drinks, elaborada pelo mixologista Tiago Santos, foi reconhecida como a melhor de Belo Horizonte pelo prêmio ‘Encontro Gastrô’ 2019. Um dos coqueteis preferidos do público, entre os mais de 40, é o Tokyo Mule (R$ 22,90). Trata-se de um sake soft com gengibre e espuma artesanal de baunilha. Outro destaque é o Kanpai Goose (R$ 24,90). A bebida leva rum de tangerina, suco de maracujá, suco de limão e espuma de limão siciliano. Cítrico e aromático, acompanha muito bem peixes e frutos do mar por sua suavidade e leveza.

Kanpai

Rua Pium-í, 1.122 – Cruzeiro

Telefone: (31) 3656-4621.

Funcionamento: De seg. a sex.: das 18h à 0h; qui. e sex.: das 18h à 1h; sáb. e dom.: das 12h às 17h, e das 18h à 0h.

Cartões aceitos: todos, exceto Diners.

ASSESSORIA DE IMPRENSA