18.12.2020
Kanpai converte avaliações de clientes em alimentos para pessoas em situação de rua

Primeira doação será feita neste domingo (20) para o projeto Café Solidário, no Viaduto Santa Tereza; serão entregues 210kg de arroz e 35kg de farofa

O restaurante Kanpai, especializado em culinária japonesa, vai doar neste domingo (20), às 8h30, 210kg de arroz e 35kg de farofa para o Café Solidário’, que acontece semanalmente no Viaduto Santa Tereza, centro de Belo Horizonte. Para chegar a estes números, o estabelecimento retomou uma antiga campanha: para cada 100 avaliações dos clientes durante visita ao restaurante, uma cesta básica é entregue a um projeto social.

Segundo a gerente de marketing do Kanpai, Izabella Moreira, desde que a casa retomou suas atividades, em agosto, após ficar fechada por mais de cinco meses por conta da pandemia, foram recebidas 1000 avaliações, feitas pelos clientes em um tablet, sempre após o final da visita. Entre os tópicos avaliados estão o atendimento do garçom, qualidade/tempo de espera do prato e ambiente. Os dados são gerenciados e fornecem um diagnóstico completo dos pontos de destaque bem como das melhorias necessárias. “Já que para cada 100 avaliações doamos uma cesta básica, as mil [avaliações] deveriam ser convertidas em 10 cestas. Cada cesta básica que compramos do nosso fornecedor custa, em média, R$ 123. Sendo assim tínhamos um montante de R$1230 para doar. Ao contatarmos os voluntários do Café Solidário recebemos a informação de que o projeto estava precisando bastante de arroz e farofa. Optamos, então, por investir os R$ 1230 na compra desses produtos”, explica Izabella acrescentando que a escolha pelo projeto do Viaduto Santa Tereza se deu através da indicação de uma colaboradora do restaurante que já participa da iniciativa solidária.

Ainda de acordo com Moreira, é importantíssimo que os clientes do Kanpai avaliem o restaurante em suas visitas na casa. Ao dar seu feedback, o consumidor, permite ao mesmo tempo que o restaurante aperfeiçoe seu atendimento e otimize os serviços, além de contribuir para que o pão de cada dia chegue a quem tanto precisa. “Hoje em dia os mecanismos de avaliações são bastante corriqueiros em todos os serviços e vendas de produtos. Muitas pessoas, inclusive, ficam desestimuladas a responder esses questionários avaliativos. Diante disso, pensamos: por que não instituir um método mais interessante, que estimule o feedback? Ao nos avaliar o cliente não só nos ajuda como também contribui para matar a fome de alguém. Este é um ciclo de solidariedade do qual todos participam”.

A gerente de marketing ressalta que a escuta ativa dos clientes é uma das maiores preocupações do Kanpai e que o restaurante tem, inclusive, um funcionário responsável para coletar e gerenciar esses dados. “À medida que os feedbacks são positivos, os colaboradores também são bonificados”, completa.

Causas sociais

Não é a primeira vez que o Kanpai se envolve em causas sociais. Em abril, no início da pandemia, o restaurante doou marmitas para pessoas em situação de rua em parceria com a ONG Vingadores do Bem. Na ocasião o trabalho envolveu diversos colaboradores do restaurante. Mais recentemente a casa foi ponto de doação de fraldas geriátricas para a campanha ‘Natal Algodão’. A ação, promovida pela influenciadora digital Luisa Starling (@lustarling), arrecadou fraldas geriátricas para pacientes do Hospital da Baleia, um dos maiores e mais importantes centros de saúde de Belo Horizonte. “Cada vez mais fomentamos essa rede de solidariedade entre nossos clientes e funcionários, inclusive estamos organizando grupos internos para cuidar das nossas ações sociais. Acreditamos que fazer o bem traz, sobretudo, um crescimento pessoal. Temos que criar conexões do bem com o nosso time”.

Sobre o Projeto Café Solidário

Um dos braços do Projeto Resgatai, o Café Solidário é realizado desde 2012 no centro de Belo Horizonte. A iniciativa acontece sempre aos domingos, embaixo do Viaduto Santa Tereza, onde, em média, 400 pessoas em situação de rua são servidas. O projeto, normalmente, oferece o seguinte cardápio: suco, achocolatado, café, leite, biscoito e pão com salsicha. Ao longo destes oito anos de atuação, mais de 62 mil refeições matinais já foram servidas, muita roupa foi captada e entregue às mãos de quem precisa, além de muito apoio para várias histórias de superação. Tudo isso com a ajuda de mais de 300 voluntários.

Mais informações: https://resgatai.org/

Restaurante Kanpai doa de 210kg de arroz e 35kg de farofa para projeto ‘Café Solidário’

Data: 20 de dezembro, domingo, às 8h30

Local: Embaixo do Viaduto Santa Tereza, no centro de Belo Horizonte