30.04.2019
Galpão Paraíso recebe Feira de Economia Solidária

Evento que reunirá 25 expositores de roupas/vestuário, alimentação, artesanato e cosméticos, será ótima oportunidade, segundo organizadores, para quem busca presentes acessíveis para Dia das Mães; serão comercializados cerca de cinco mil itens com preços de R$ 10 a, no máximo, R$ 80

Os consumidores de Belo Horizonte que pretendem encontrar presentes a preços acessíveis para o Dia das Mães e, ao mesmo tempo, favorecerem os pequenos produtores, têm endereço certo para as compras neste ano. Nos dias 9, 10 e 11 de maio o Galpão Paraíso, localizado na Rua Cachoeira Dourada, 44, bairro Paraíso, região leste da capital mineira, recebe, pela primeira vez, uma Feira de Economia Solidária. O evento, organizado pela Coopercom.Sol, Cooperativa de Comercialização, reunirá aproximadamente 25 expositores de diversos segmentos: vestuário, alimentação, artesanato, bijuterias, utilidades do lar e cosméticos/higiene pessoal. Além de atuarem em BH, eles vêm de cidades como Esmeraldas, Vespasiano e Betim, na região metropolitana. A entrada é franca.

De acordo com o produtor da feira, Miguel Rocha, durante os três dias do evento, a expectativa é que sejam comercializados cerca de 5 mil itens, cuja faixa de preços varia de R$ 10 a, no máximo, R$ 80. “Nossa estimativa é vender, aproximadamente, R$ 25 mil, valor que será dividido entre todos os membros da cooperativa”, revela Rocha.

Um dos expositores, que também é o presidente da Coopercom.Sol, João Lopes do Nascimento, irá vender cosméticos naturais em seu stand, entre eles sabonetes para tratamento de pele, argila, xampus, condicionadores e cremes para cabelo. “Todos são feitos a base de plantas medicinais cultivadas pelos próprios produtores na cidade de Esmeraldas”, afirma o empreendedor, que conta com o auxílio de seis colaboradores. O preço dos cosméticos vai variar de R$ 10 a R$ 25.

Nos stands de alimentação, um dos destaques será a oferta de pizzas veganas, da microempresária Regina Hamaguti, que possui uma minifábrica em Belo Horizonte. “Vamos oferecer seis sabores: pizza da horta [massa de beterraba com milho, cebola, pimentão e brócolis]; massa de abóbora com shitake e tomate; massa de espinafre com palmito e pesto, além de três versões com queijo vegano, feito a base de polvilho”, explica.  A bandeja com seis minipizzas custará R$ 20. “O mercado para o público vegano e vegetariano ou de pessoas que simplesmente buscam uma alimentação mais saudável tem conquistado franca ascensão nos últimos anos. Por isso, as feiras de economia criativa já precisam, também, estar atentas a esta demanda”, afirma Hamaguti.

Além da presença dos expositores, a Feira de Economia Solidária da Coopercom.Sol contará ainda com apresentações culturais e de grupos de música. A expectativa de público, segundo os organizadores, é de até duas mil pessoas nos três dias do evento. “Esperamos que essa edição no Galpão Paraíso seja a primeira de muitas. Já estamos planejando, inclusive, a segunda para as proximidades do Dia dos Namorados, data na qual o comércio também costuma ser impulsionado”, revela Miguel Rocha.

Sobre a Coopercom.Sol

A Cooperativa de Comercialização, Serviço, Formação e Assessoria Técnica (Coopercom.Sol) foi fundada em 2016 a partir da necessidade de uma organização formal do comércio de pequenos produtores de Belo Horizonte e região metropolitana. A princípio, seu processo de construção começou por meio de uma feira experimental na Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG. Atualmente a iniciativa acontece também na praça de serviços da respectiva instituição, no Edifício Del Rey, [Praça Afonso Arinos] e nas dependências da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, no bairro Coração Eucarístico. Nesses locais a Coopercom.Sol reúne mensalmente mais de 20 expositores e produtores de diversas áreas: confecção de roupas, alimentos, higiene, cosméticos, limpeza e artesanato.

1ª Feira de Economia Solidária da Coopercom.Sol no Galpão Paraíso

Data: 9 e 10 de maio (quinta e sexta-feira): 16h às 21h

11 de maio (sábado): 12h às 21h

Local: Galpão Paraíso (Rua Cachoeira Dourada, 44 – bairro Paraíso | Belo Horizonte)