16.07.2019
Dubladora de Angelina Jolie e Nicole Kidman vem a BH para palestra gratuita no CCBB

Miriam Ficher é atração principal do debate “Dando voz a personagens animados”, no próximo dia 25. Durante encontro, ela vai falar sobre sua trajetória, processo de trabalho, construção da voz das personagens que já dublou, além de algumas curiosidades da carreira. Atividade acontece dentro da programação da “Fábrica de Sonhos – Mostra de Animação”

Os amantes do universo de dublagens têm um programa imperdível para o próximo dia 25 (quinta-feira), às 17h30. Neste dia o CCBB BH (Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte) vai receber a atriz dubladora Miriam Ficher para o debate “Dando voz a personagens animados”. Durante o encontro, ela vai falar sobre sua trajetória, processo de trabalho, construção da voz das personagens que já dublou, além de algumas curiosidades da carreira. A atividade gratuita acontece dentro da programação da “Fábrica de Sonhos – Mostra de Animação”, que desde o último dia 10 vem exibindo filmes de sucesso da DreamWorksAnimation no espaço cultural da Praça da Liberdade. Também está confirmada a presença do crítico de cinema Marcelo Miranda. A mediação do encontro fica a cargo do curador da mostra, Breno Lira Gomes.

Natural do Rio de Janeiro, Miriam Ficher deus os primeiros passos na carreira artística aos nove anos fazendo figuração na Rede Globo. Aos 12, ela interpretou a personagem Lú na novela “Vejo a Lua no Céu” (1976) e, aos 13, começou a dublar, após ser aprovada em um teste da série “Família”, da TV Bandeirantes. “Na época, a produtora [da série] Angelina Bonates resolveu apostar em uma pré-adolescente para dublar uma personagem infantil. [Até então apenas adultos dublavam crianças]. Eu fiz um teste, consegui a oportunidade e fui a primeira criança fixa na dublagem”, relembra.

Daí em diante, Ficher participou de dublagens regularmente e nunca mais parou. Ao longo de seus 42 anos de carreira já emprestou sua voz para algumas das mulheres mais bonitas de Hollywood, entre elas Angelina Jolie em filmes como ‘60 Segundos’ e ‘Sr. e Sra. Smith’; Drew Barrymore (‘Como se fosse a primeira vez’ e ‘As Panteras’); Natalie Portman (‘V de Vingança’); e Nicole Kidman (‘Esposa de Mentirinha’ e ‘Invasores’). A carioca também já dublou Sandra Bullock, Emma Thompson, Uma Thurman e Cate Blanchett.

O currículo de Miriam não para por ai. Em séries, ela dubla a personagem Amelia Shepherd de “Grey’s Anatomy”, Joyce Byers de “Stranger Things” e a Charlene de “Família Dinossauro”. Já nos desenhos animados, dublou Velma Dinkley em “Scooby-Doo”; Sara em “Cavalo de Fogo”; Pandora em “Os Cavaleiros do Zodíaco”; Lilica em “Tiny Toon”; Pumaira em “ThunderCats”, e muitos outros. No universo DreamWorks, a voz da carioca está presente na personagem Ginger, (‘A Fuga das Galinhas’) e em Kitty Pata-Mansa (‘Gato de Botas 3D’). “Eu amo os desenhos que fiz. Até porque existe um público muito específico que ama animações. Os fãs fazem valer a pena”, destaca.

Segundo Miriam, no caso dos desenhos, ela geralmente cria uma voz para o personagem ou se inspira no original. “Quando vou dublar uma atriz, sigo a personagem [dela] na versão original. Por isso não crio vozes, apenas sigo a inspiração delas. As respirações, na verdade. O que elas fazem eu faço. Elas estudaram por meses aquele papel, então chego ao estúdio, estudo a cena e sigo o que elas fizeram, afinal, elas são as donas da personagem”, opina.

Por causa dos inúmeros trabalhos, a atriz é, inclusive, reconhecida pela voz todos os dias, em qualquer lugar. “No supermercado, no metrô, em lojas… As pessoas primeiro ficam me olhando e então falam “posso perguntar uma coisa?” (risos), conta lembrando que certa vez, ela e as filhas estavam comprando em uma loja quando a vendedora perguntou se Miriam era dubladora. “Eu disse que sim e ela pediu um autógrafo. Fiquei morrendo de vergonha e toda loja ficou olhando”, relembra com carinho.

Debate ‘Dando Voz à Personagens Animados’

Participação da atriz dubladora Miriam Ficher e do crítico de cinema Marcelo Miranda. Mediação do curador Breno Lira Gomes.

Local: CCBB-BH

Praça da Liberdade, 450 – Funcionários

Data: 25 de julho, quinta-feira, às 17h30

Entrada gratuita (interessados em participar devem retirar os ingressos 1h antes do início do debate)