09.07.2020
Delivery de livros… na pizzaria | Pizzaria oferece delivery de livros para fortalecer editoras independentes de BH

Panorama Pizzaria inicia projeto literário em parceria com editoras independentes da capital mineira; seleção de livros está no delivery do estabelecimento para que clientes tenham prazer de ‘saboreá-los’. Obras serão alteradas a cada quinzena

Já imaginou pedir uma pizza via delivery e, aproveitar também, para comprar um novo livro…na pizzaria? Sim, na pizzaria!! É isso mesmo que você leu. O projeto inédito em Belo Horizonte acaba de sair do forno da Panorama, pizzaria do bairro Floresta, região leste de Belo Horizonte. A casa deu início a uma parceria com seis editoras da capital mineira [Crivo Editorial, Impressões de Minas Editora, Páginas Editora, Editora Aletria C’asa Edições e Grupo Editorial Letramento] para dar o start na VIES, ‘Vitrine Independente de Editoras’, através do VIES Via Delivery. Um livro de cada uma delas será colocado no cardápio on-line do estabelecimento para que os clientes tenham o prazer de ‘saboreá-los’. As obras serão alteradas a cada quinzena e o número de editoras no projeto deve crescer.

O projeto é uma iniciativa do empresário Lucas Brandão, sócio da Panorama, juntamente com o xará Lucas Maroca, editor da Crivo Editorial, e do produtor João Vitor Rocha. Uma história afetiva com os livros é, para Brandão, um dos principais motivos que o fazem entrar na empreitada. “Tenho uma relação muito íntima com eles [os livros]. Convivo com escritores em minha família. Além disso organizo uma feira de literatura independente aqui em BH, a Textura, que já está na 13ª edição”, explica.

Outra motivação do empresário para criar a VIES junto com os colegas é fortalecer o núcleo de editoras independentes da capital mineira e ao mesmo tempo conectar os leitores com os talentos da cena literária belo-horizontina. “BH tem uma produção literária e escritores de diversos gêneros que precisam sim ser encontrados. Como a Panorama já atrai um público aficionado por livros, acho que trazer esse plus para o nosso delivery cria um diferencial”, destaca Brandão acrescentando que a ideia nasce também para proporcionar experiência aos consumidores. “Comprar livro no lugar onde naturalmente não se vende [livro] é, sem dúvida, sair do lugar comum. Além disso, o cliente ganha com a rapidez da entrega. Se a compra é feita hoje pela internet, a encomenda demora geralmente uma semana para chegar. No nosso delivery, não. O tempo entre a aquisição e a entrega é de, no máximo, uma hora.”

Os livros da VIES estão disponíveis para delivery no Goomer (https://www.goomer.app/panorama-pizzaria/menu). Na plataforma o cliente pode escolher entre os combos pizza + livro ou dois livros

Livraria física e podcast no Spotify

A ideia de criar um delivery de livros também veio como forma de iniciar o projeto de livraria física que Lucas Brandão planeja, em breve, montar na Panorama. O acervo terá obras da maioria das editoras independentes de Belo Horizonte. A inauguração estava prevista para maio, mas teve que ser adiada em virtude da pandemia de coronavírus.

Outra ação idealizada pela VIES ainda para este ano é a produção de um podcast sobre literatura independente da cena local. Com dois episódios mensais, os programas de áudio funcionarão como âncora de promoção da livraria e das editoras parcerias da Panorama, além de destacarem o trabalho de todos os profissionais que compõem a cadeia de produção literária da cidade, entre eles autores, editores e ilustradores.

VIES – Vitrine de Editoras Independentes | Delivery de livros da Panorama Pizzaria

Pedidos: https://www.goomer.app/panorama-pizzaria/menu