20.01.2020
Creme de coco é alternativa para receitas veganas

Lançado no Brasil por empresário britânico, produto sem conservantes, corantes e açúcar refinado, pode ser utilizado tanto em sobremesas quanto em pratos salgados

Segundo pesquisa IBOPE Inteligência de 2018, cerca de 14% da população brasileira, o que corresponde a 30 milhões de pessoas, já se declara vegana. Em comparação com 2012, o aumento é de 75%. Embora esta filosofia de vida venha crescendo, os desafios diários dos indivíduos que pertencem ao grupo ainda são grandes. O vestuário, produtos de higiene pessoal e itens de beleza, como máscaras capilares e cosméticos, são difíceis de serem encontrados por este público. Isso porque além de não poderem conter qualquer ingrediente de origem animal, não podem ser testados neles.

Quando o assunto é alimentação, os empecilhos também não passam despercebidos. Ela geralmente recebe o foco por ser uma questão básica de sobrevivência. Quem é vegano e vai a uma pizzaria com os amigos, por exemplo, pode ter dificuldades, afinal uma pizza com recheio sem carne não é o bastante já que nela há leite e queijo. É difícil encontrar, também, restaurantes com opções variadas no cardápio para essa população, especialmente em cidades pequenas.

Para tornar o dia a dia dos veganos menos penoso e ao mesmo tempo alcançar um nicho de mercado representativo, alguns empresários vem investindo em produtos que podem ser usados como ingredientes em ‘receitas vegan’, sem que estas percam o sabor. Em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, por exemplo, o britânico Timothy Ransley, lançou, em outubro de 2018, o MarDiCô, creme feito apenas com coco, sem conservantes, corantes e açúcar refinado. “Diferentemente dos produtos menos calóricos, que muitas pessoas acreditam não terem gosto, o nosso é, de fato, saboroso. Quem prova consegue sentir o sabor do coco”, revela Tim acrescentando que o MarDiCô Natural, comercializado em potes de 135 e 500g, é bastante coringa, podendo ser utilizado tanto em receitas doces quanto salgadas. “Dá para usar apenas um potinho na receita de um strogonoff vegano, por exemplo, como substituto do creme de leite.”

Ainda de acordo com Timothy, a novidade pode entrar na receita de uma moqueca vegana para desmistificar a ideia de que a famosa iguaria da culinária baiana está presente apenas na mesa dos carnívoros. Para prepará-la é necessário, além de um pote de MarDiCô natural 135g, quatro bananas da Terra maduras, azeite de dendê, ½ cebola picada e uma em rodelas, tomates, limões, dentes de alho, ½ pimentão amarelo e ½ vermelho [ambos em rodelas], pimenta dedo de moça, sal, cheiro verde e coentro.

Já para aqueles que não abrem mão de uma sobremesa saudável, com 0% de ingredientes de origem animal, o creme de coco produzido pela empresa de Ransley é usado em diversas preparações. Uma delas é a Chia Pudding Pina Colada, conhecida também como pudim ou mousse de chia. “Este creme de coco pode ser, ainda, opção para o overnight oats [lanche cremoso parecido com pavê, mas feito à base de aveia e leite] no café da manhã”, completa. No preparo são misturados frutas frescas, aveia, sopa de linhaça e leite de amêndoas. Em seguida eles são colocados na geladeira durante uma noite e, após este período, acrescentados a quatro colheres de MarDiCô natural, morango, mirtilo, groselha e nozes.

Além dos cremes de coco MarDiCô natural, há ainda as versões combinadas com frutas, em potes de 135g: abacaxi e canela, frutas vermelhas e de manga, maracujá e gengibre. Já a linha de sobremesa é vendida em potinhos de 90g e tem três sabores: Creme de coco com chocolate belga, Caramelo com flor de sal e Limão Siciliano. Tanto as versões combinadas com frutas quanto as da linha de sobremesa são melhores para as receitas doces.

Sobre Timothy Ransley

Natural de Londres, na Inglaterra, Timothy Ransley se mudou para o Brasil em 2013. Antes de vir para o país, ele sempre comia um creme de coco no café da manhã. O produto é comum na Europa e faz parte da dieta de várias pessoas, já que é saboroso e feito com um fruto nutritivo e saudável.

Quando chegou em terras tupiniquins, Tim tinha certeza de que encontraria vários cremes de coco por aqui, já que estava em um país tropical. Porém, ficou surpresou ao procurar em vários lugares e não encontrar nada parecido. “Achei tudo muito doce. Percebi que as pessoas tinham o hábito de consumir iogurte e a maioria nem conhecia o creme de coco”, lembra.

Em 2017, morando em Belo Horizonte, Tim deixou de atuar no mercado financeiro [sua antiga área de atuação] para empreender. Não só sentia falta do creme de coco em sua alimentação como sabia que trazer essa novidade para o Brasil poderia transformar a dieta de várias pessoas. “Em agosto comecei a pesquisar o conceito, além de fazer testes de receitas em casa”. Já em outubro de 2018, ele fundou a MarDiCô, que atualmente está instalada em um espaço próprio, no bairro Jardim Canadá, em Nova Lima, e conta com o trabalho de 10 colaboradores, que juntos produzem cerca de 10 mil potes por mês. A marca é vendida em mais de 260 lojas no Brasil, entre elas nas redes GPA, Supernosso e Angeloni, e em 19 estados brasileiros, como por exemplo São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso, Bahia, Goiás, Amazonas, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Bahia, além do Distrito Federal.

Strogonoff vegano

Receita serve duas pessoas

– 1 pote de MarDiCô natural

– 400g de cogumelos mistos

– 1 cebola vermelha

– 2 dentes de alho

– 4 cebolas em conserva

– 4 raminhos de salsa fresca

– azeite

– 1 colher de sopa de alcaparras

– 50ml de uísque

– páprica defumada

Modo de preparo

– Frite por cinco minutos em uma frigideira, em fogo alto, os cogumelos cortados e as cebolas fatiadas, mexendo regularmente.

– Regue com uma colher de azeite e, em seguida, adicione o alho, os talos de salsa e as alcaparras.

– Após três minutos, despeje o uísque, incline a panela e assim que as chamas diminuírem, adicione o MarDiCô e a salsa. Misture.

– Solte com um pouco de água fervente até obter uma consistência picante.

– Tempere a gosto com sal marinho e pimenta do reino.

– Polvilhe o strogonoff com um pouco de páprica, sirva com arroz e seja feliz!

Moqueca vegana

– 4 bananas da terra maduras

– 1 colher de sopa de azeite de dendê

– ½ cebola picada

– 1 cebola em rodelas

– 2 tomates em rodelas

– 2 limões

– 2 dentes de alho esmagados

– 1 pote de MarDiCô natural 135g

– ½ pimentão amarelo em rodelas

– ½ pimentão vermelho em rodelas

– 1 pimenta dedo de moça

– sal, cheiro verde, coentro e azeite a gosto

Modo de preparo

– Corte as bananas em fatias médias, tempere-as com o suco dos limões e reserve.

– Em uma panela, de preferência de barro, doure o alho e a cebola picada no azeite.

– Coloque o azeite de dendê e a pimenta dedo de moça, conferindo tempero com sal. Depois comece a intercalar as camadas de banana com as rodelas de cebola, tomate e pimentão.

– Coloque o creme de coco.

– Tampe a panela e deixe cozinhar por uns 15 minutos ou até que as bananas estejam cozidas.

– Finalize com o cheiro verde e o coentro.

– Sirva com uma farofinha de mandioca torrada na manteiga ghee e/ou arroz branco. Bom apetite!

Chia Pudding Pina Colada

– 100g de MarDiCô natural

– 2 colheres de sopa de sementes de chia

– ½ copo de abacaxi picado

– 1 colher de sopa de lascas de coco

Modo de preparo

Em um pote de vidro com tampa, misture bem o MarDiCô natural com as sementes de chia. Deixe hidratar na geladeira por, no mínimo, duas horas. Ao servir coloque os abacaxis picados e finalize com as lascas de coco.

WhatsApp: (31) 9 8500-1358