12.09.2019
Concurso vai eleger o melhor restaurante de comida a quilo do Brasil

3ª edição do “O Quilo é nosso”, organizado pela ABRASEL, acontece de 17 a 26 de setembro em 12 estados; Minas Gerais concorre com 14 estabelecimentos. Processo de escolha do vencedor terá três etapas, com votação popular e avaliações de júri técnico

Belo Horizonte recebe entre os dias 17 e 26 de setembro, a 3ª edição do concurso “O Quilo é Nosso”, que irá eleger o melhor restaurante de comida a quilo em cada um dos 12 estados participantes e, posteriormente, o grande vencedor nacional. Neste ano, Minas Gerais concorre com 14 estabelecimentos, todos da capital mineira. Também participam casas de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Pará, Pernambuco, Paraná, São Paulo e Tocantins. A organização é da ABRASEL em parceria com a revista Prazeres da Mesa e tem patrocínio nacional da Coca-Cola e Sodexo.

Os restaurantes concorrentes serão avaliados com um prato disponível no buffet por 10 dias consecutivos seguindo a temática “Saudável e natural do Brasil”. O processo de escolha dos vencedores, porém, terá novidades. Na primeira etapa, quando serão definidos os três melhores de cada estado, a decisão será feita não somente por meio do voto popular, através do site www.oquiloenosso.com.br [como aconteceu nas duas primeiras edições] mas também pela avaliação de um júri técnico local, composto por jurados anônimos, que irão nas casas participantes. Tanto o público quanto o júri técnico vão julgar os restaurantes com notas de zero a 5 nos seguintes quesitos: limpeza, ambiente, atendimento, qualidade geral do buffet e receita participante.

Os três estabelecimentos classificados na primeira etapa disputam o título de campeão estadual, que será decidido por um novo júri técnico. O que se destacar, entre o trio, vai a São Paulo para concorrer na terceira e última fase com os campeões dos outros 11 estados. Destes, sairá o melhor restaurante de comida a quilo do Brasil. Para conquistar o feito, cada um dos 12 finalistas irá preparar sua receita para degustação e avaliação de um júri especializado pela revista Prazeres da Mesa, principal publicação de gastronomia do Brasil. Essa etapa será transmitida, ao vivo, pelas redes sociais da ABRASEL e Mundo Mesa.

De acordo com o presidente da ABRASEL-MG, Ricardo Rodrigues, o “O Quilo é Nosso” vem para coroar a importância de um segmento bastante representativo no Brasil e que absorve fatia considerável das vendas do setor. “A oportunidade de participar – e vencer – um concurso de abrangência nacional com o respaldo da ABRASEL e parceria da Prazeres da Mesa, e também de experimentar novas receitas junto ao público-alvo, são alguns dos benefícios que os empresários ganham”, afirma Rodrigues acrescentando que tanto a expectativa de crescimento do faturamento quanto de público nas casas participantes em BH, em relação a segunda edição, que ocorreu no ano passado, deve ficar em torno de 5%. “Isso se deve ao fato de que muitos estabelecimentos estão localizados próximos uns dos outros, dando ao cliente a oportunidade de visitar e degustar diferentes pratos do concurso em um único dia”, destaca o empresário.

Vencedores da 1ª e 2ª edições

A cidade Manaus (AM) venceu as duas primeiras edições do Concurso ‘O Quilo é Nosso’. Em 2017, o campeão foi o restaurante Mercato Brazil – Manauara Shopping, com o prato Pirarucu Caboquinho, que levou em sua receita lombo de pirarucu, queijo coalho, polpa de tucumã, farinha Uarini, sal, pimenta e salsinha.

Já em 2018 foi a vez do Gaúcho’s Gourmet subir ao pódio com seu lombo de pirarucu à Solimões. Na ocasião o concurso reuniu 180 restaurantes espalhados por 24 cidades brasileiras e alcançou 90 mil pessoas nas redes sociais.

Breve história da comida a quilo no Brasil

Invenção genuinamente brasileira, o restaurante de comida a quilo é a escolha diária de milhões de pessoas em todo o país. O primeiro estabelecimento deste tipo no Brasil, e consequentemente no mundo, foi criado no ano de 1984, em Belo Horizonte, por Fred Mata Machado. Ele manteve em funcionamento, durante três anos, (1984-1987) a primeira de suas quatro casas, que se localizava na Rua Professor Antônio Aleixo, quase esquina com a Rua Rio de Janeiro, no Bairro de Lourdes, contíguo ao Bar do Lopes. Foi a partir dali que o conceito se espalhou pelo Brasil inteiro.

Lista dos restaurantes participantes em Minas Gerais:

1- Abbraccio Restaurante

Prato: Tilápia empanada com coco e cuscuz artesanal

Rua Cláudio Manoel, 1185 – Savassi | Telefone: (31) 2526-1085

2Assacabrasa Bahia

Prato: Linguiça artesanal defumada com mandioca cozida

Rua Gonçalves Dias, nº 1508 – Lourdes

3- Assacabrasa Paraíba

Prato: Linguiça artesanal defumada com mandioca cozida

Rua Paraíba, 1332 – Savassi

4- Boi Vitório

Prato: Crocante de suíno ao molho de laranja

Av. Afonso Pena, 4374 – Cruzeiro

5- Chalé da Mata

Prato: Escondidinho de patinho com moranga e abobrinha italiana

Av. Engenheiro Carlos Goulart, 1123 – Buritis

6- Distrital Gastrô

Prato: Frango crocante

Rua Ouro Fino, 452 – Cruzeiro | Telefone: (31) 3284-0709

7- Engenho Dedé Restaurante

Prato: Lombo de tambaqui com a costela acompanhada de purê de abobora Fit e vinagrete com laranja.

Shopping Del Rey – Avenida Presidente Carlos Luz – Caiçara

8- Nino Pizzaria e Restaurante

Prato: Bife ancho ao molho de queijo canastra e crispy de couve servido com purê de batatas e farofa de banana.

Rua Coronel José Benjamim, 824 – Padre Eustáquio

9- Paracone

Prato: Berinjela recheada com tomates frescos, polpas das berinjelas, tomilho, manjericão, salsa, cebola, alho e queijo canastra.

Av. Brasil, 920 – Funcionários

10- Restaurante Família Daniel

Prato: Pizza com massa de couve flor coberta de mussarela, tomate e manjericão.

Av. Afonso Pena, 328 – Centro

11- Restaurante Tia Zarica

Prato: Pernil com creme de ricota e molho de abacaxi

Rua Pouso Alegre, 919 – Floresta

12- Saboreando Restaurante

Prato: Costelinha ao molho barbecue caseiro

Rua Progresso, 1035 – Padre Eustáquio

13- Sanville Grill

Prato: Risoto San Minas (Arroz arbóreo, lombo assado em baixa temperatura, bacon e linguiça flambados na cachaça, banana da terra, queijo do Salitre e folhas mineiras)

Rua Alberto Cintra, 214 – União

14- Verdinho Restaurante

Prato: Filé de tilápia ensopado com leite de coco, pimentões amarelos e vermelhos, tomate, cebola e banana da terra.

Av. Cônsul Antônio Cadar, 122 – São Bento