Sala de
Imprensa

Fechar
17.09.2019
Campanha Outubro Rosa do Cetus Oncologia estimula mulheres sobre importância do autocuidado

Ação inclui presença de pacientes oncológicas em show da cantora Paula Toller para que elas possam disseminar importância do autoexame das mamas, além de manhã de atividades gratuitas, na Praça Floriano Peixoto, com foco em qualidade de vida e saúde da mulher

Convidar todas as mulheres à se tocarem e resgatarem o que elas têm de mais precioso: o amor próprio. É com esse propósito que o Cetus Oncologia [hospital dia especializado em tratamentos oncológicos, com sede em Betim e unidades em Belo Horizonte e Contagem] lançará, em breve, a sua campanha de conscientização para o Outubro Rosa, mês tradicionalmente conhecido pelo combate ao câncer de mama.

De acordo com a diretora de relacionamento institucional do hospital, Lilian Mariano, a campanha terá três pilares: conexão, informação e união. “Nosso intuito é gerar uma conexão das mulheres consigo mesmas e com as outras por meio da informação. A partir daí, esperamos criar uma rede de conhecimento e união, que levará à proteção/prevenção”, explica.

Para cumprir os pilares estabelecidos, o setor de marketing do hospital criou a hashtag #eumetoquei com o intuito de reforçar seu duplo significado: a importância do autoexame das mamas e, ao mesmo tempo, da própria conscientização da mulher de que ela deve estar sempre atenta aos sinais do corpo, que podem evidenciar um tumor. “Muitas de nós, infelizmente, negligenciamos esses cuidados, devido à correria do dia a dia e aos múltiplos papéis que devemos desempenhar. Há ainda aquelas que, por terem baixa autoestima, se anulam e deixam de se observar. O recado que nós queremos deixar para todas, é que é preciso olhar para si, se conectar e realmente se tocar, no sentido de alerta que a palavra traz, e também no preventivo”, afirma Lilian Mariano.

Ações

 

A primeira ação da campanha #eumetoquei vai ocorrer no dia 21 de setembro, durante o ‘Festival da Primavera’, no show da cantora Paula Toller, no Mirante São Bento, [Av. Raja Gabáglia, 2671 – São Bento], entre 16h e 22h. A direção do Cetus Oncologia vai levar sete pacientes que estão ou já estiveram em tratamento contra o câncer de mama [um deles, inclusive, é do sexo masculino] ao evento para que todos possam assistir à apresentação gratuitamente. “Teremos um espaço para todo o público do evento tirar fotos e levar as imagens como lembrança”, revela.

Ainda segundo Lilian, a intenção, ao levar os pacientes para o show de uma grande artista da música pop brasileira é, não só, dar visibilidade às suas experiências, como também permitir que outras pessoas presentes, que felizmente nunca tiveram câncer ou sequer se atentaram para a importância do autoexame das mamas, se conectem com as histórias desses sete guerreiros, possam se informar, rever suas posturas e replicar a mensagem adquirida naquele momento de entretenimento descompromissado. “Queremos gerar conexão, informação e união em todos os sentidos”, completa Lilian. Acrescentando que a escolha do show não foi aleatória. “Para que a nossa mensagem tenha mais efeito, é importante atingir o público certo, ou seja, mulheres acima dos 35 anos. Esse público é muito comum nas apresentações da Paula”.

Cartazes e comerciais sobre a importância da prevenção como fator fundamental para impedir o câncer de mama também serão veiculados em canais de comunicação de representatividade de BH e, também, nas redes sociais do Cetus durante todo o mês de outubro.

Evento gratuito na Praça Floriano Peixoto

 

Na manhã do dia 26 de outubro, a Praça Floriano Peixoto, no bairro Santa Efigênia, será ‘colorida’ por empoderamento e qualidade de vida. E quem vai dar a tonalidade para essas cores são mulheres fortes e aguerridas.

Entre 9h e 12h30 desta data, o Cetus vai oferecer uma manhã com diversas atividades gratuitas no local. Quem passar pela praça vai poder desfrutar de aulas de yoga, rodas de conversa com mulheres influentes e orientações sobre como fazer o autoexame das mamas com médicos especialistas.

O evento, que também faz parte das ações do Outubro Rosa, contará ainda com distribuição de flyers com informações sobre prevenção do câncer de mama. “Será um momento onde as mulheres poderão separar um tempo para se cuidarem, conversarem sobre qualidade de vida, questões da vida moderna, se conectarem e, sobretudo, buscarem informação, afinal ela [a informação] é o melhor caminho para a prevenção”, finaliza Lilian.

Dados sobre o câncer de mama

  • O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do biênio 2018/2019, sejam diagnosticados 59.700 novos casos de câncer de mama no Brasil, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres.
  • O câncer de mama é a maior causa de morte por câncer nas mulheres em todo o mundo. Apesar de ser considerado um câncer de relativamente bom prognóstico, [se diagnosticado e tratado oportunamente], as taxas de mortalidade continuam elevadas no Brasil, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados.
  • Além do nódulo palpável nas mamas, outro sintoma do tumor é a saída de secreção pelo bico do peito, conhecida como descarga papilar. Quando essa secreção sai sozinha e por consequência suja as peças íntimas sem que a mulher aperte o bico do peito, é bom acender o sinal de alerta e procurar imediatamente ajuda médica.
  • Nas estatísticas atuais, quando a neoplasia tem menos de 1cm, geralmente as taxas de cura são maiores que 90%. Por outro lado, quanto maior o tumor, mais remotas são as chances de cura.

ASSESSORIA DE IMPRENSA:

Agenda Comunicação Integrada

Jornalistas responsáveis:

Maíra Rolim – JP 8850- MG

Daniel de Andrade – RP 0020661-MG

(31) 3021-0204 | 9 8500-1358 | 9 9120-1068

www.agendacomunicacao.com