Concurso, que começa dia 18 de setembro, vai eleger melhor restaurante de comida a quilo do país e também premiar vencedores em cada cidade e estado participante. Na primeira fase, nas cidades, disputa acontece por meio de voto popular. Já nas etapas seguintes, estaduais e nacional, receitas serão avaliadas por júri técnico especializado

A segunda edição do concurso nacional o “O Quilo é Nosso”, que irá eleger o melhor restaurante de comida a quilo do país, e também premiar os melhores em cada cidade e estado participante já tem data para começar: acontece de 18 de setembro a 2 de outubro. A organização é da Abrasel em parceria com a revista Prazeres da Mesa e tem patrocínio nacional da Coca-Cola e Sodexo.
O tema deste ano é “saudável e original do Brasil”. Para participar, os estabelecimentos devem elaborar uma receita exclusiva para o concurso e colocá-lo no buffet da casa. Na primeira fase, nas cidades, a disputa acontece por meio de voto popular. Serão avaliados itens como limpeza, qualidade geral do buffet, atendimento, receita e ambiente. Já as fases seguintes, estaduais e nacional, terão a avaliação das receitas feitas por um júri técnico especializado.
De acordo com o presidente da Abrasel-MG, Ricardo Rodrigues, a expectativa de crescimento do faturamento das casas participantes, em relação a primeira edição, que ocorreu no ano passado, deve ser de 10 a 15%. Além disso, Rodrigues afirma que a média de público também deve aumentar. “Estimamos um aumento de público de 5%, também em relação ao evento anterior. Este fator também se deve ao fato de muitos estabelecimentos estarem localizados próximos uns dos outros, dando ao cliente a oportunidade de visitar e degustar diferentes pratos do concurso”, conta.
O grande vencedor da primeira edição do concurso, com a participação de mais de 14 mil pessoas que votaram em 23 cidades, foi o restaurante Mercato Brazil – Manauara Shopping, de Manaus, com o prato Pirarucu Caboquinho, que levou em sua receita lombo de pirarucu, queijo coalho, polpa de tucumã, farinha Uarini, sal, pimenta e salsinha. “Já estamos pensando no prato que vai nos representar esse ano, mas mais que isso, pensando em como engajar clientes e consumidores do nosso restaurante”, diz Rodrigo Zamperlini, sócio do estabelecimento, que vai buscar o bicampeonato, mas passa a receita do sucesso aos colegas participantes. “A grande graça do concurso é o seu caráter democrático. Um restaurante com 30 anos de tradição tem as mesmas chances de se sagrar campeão que um estabelecimento aberto há dois ou três anos. Basta acreditar, participar seguindo as diretrizes estipuladas e transformar uma clientela, que por vezes é até cativa, em público votante”.
A estimativa da Abrasel é que, ao todo, cerca de 200 restaurantes em diversas cidades participem do “O Quilo é Nosso”. “Os estabelecimentos de comida a quilo representam a maior fatia dos restaurantes no Brasil, por isso a importância de um evento como este para colocá-los em evidência. A possibilidade de incremento de vendas, a oportunidade de participar – e vencer – um concurso de abrangência nacional com o respaldo da Abrasel e parceria da Prazeres da Mesa, e também de experimentar novas receitas junto ao público-alvo, são alguns dos benefícios que os empresários ganham”, afirma Ricardo Rodrigues, presidente da Abrasel-MG.
Os vencedores estaduais e nacional serão tema de reportagem na revista Prazeres da Mesa e Bares & Restaurantes. “Ao consumidor final, há o benefício oferecido do prato especial durante todo o tempo vigente do concurso, além de promoções desenvolvidas pelos estabelecimentos participantes”, completa Rodrigues.

Lista dos restaurantes participantes:

Amarelim Prudente
Prato: Empadão de frango com catupiry
Descrição: Empadão de frango com catupiry
Av. Prudente de Morais, nº 920 – Coração de Jesus

Assacabrasa Bahia
Prato: Legumes na brasa
Descrição: Frutas e legumes variados assados na brasa
Rua Gonçalves Dias, nº 1508 – Lourdes

Boi Vitório
Prato: Cozido com polenta mineira
Descrição: Chã de dentro com tomates e canela em cozimento lento de aproximadamente 12hs. Polenta cremosa com fubá de moinho e especiarias da casa.
Av Afonso Penna, nº 4374 – Cruzeiro

Celeiro de Minas
Prato: Linguada verde leve
Descrição: Linguado ao molho de abobrinha e alho poró
Av. Sinfrônio Brochado, nº 1210 – Barreiro

Chalé da Mata
Prato: Tropeiro à moda Chalé
Descrição: O feijão tropeiro é um prato típico das culinárias mineira, o nome do prato faz alusão à atividade comercial que surgiu a partir do século XVII
Av. Engenheiro Carlos Goulart, nº 1123 – Buritis

Daniel’s Cook
Prato: Tilápia exótica ao molho do chefe
Descrição: Filé de tilápia assado, com molho com goiabada ao vinho branco, acompanhado de purê de batata cremoso com taioba
Rua Curitiba, nº 705 – Centro

Isto e aQuilo
Prato: Fricassê de Frango
Descrição: Delicioso Fricassê Cremoso de Frango do Isto e aQuilo
Av. Prudente de Morais, nº 1.000 – Cidade Jardim

Nino Pizzaria
Prato: Peixe assado ao molho mediterrâneo
Descrição: Filé de Surubim Assado com pimentões, champignon, e tomates cereja
Rua Cel. José Benjamim, nº 824 – Padre Eustáquio

Paracone
Prato: “Nhoque Bem Brasileiro”
Descrição: Nhoque de mandioca com açafrão sem glúten ao molho de linguiça regional, toque de pimenta e ervas frescas
Av.Brasil, nº 920 – Funcionários

Reciclo
Prato: Pimentão à moda pizzaiolo
Descrição: Pimentão recheado com frango grelhado, presunto, molho com pedaços de tomate e especiarias, gratinado ao forno com mussarela à moda pizzaiolo
Rua Ouro Fino, nº 452 – Cruzeiro

Restaurante Família Daniel
Prato: Fraldinha com banana da terra
Descrição: Fraldinha com flocos de alho e banana da terra assada.
Avenida Afonso Pena, nº 328 – Centro

Restaurante Maria das Tranças – Savassi
Prato: Bolinho primavera
Descrição: Coxa de frango recheada com alga, cenoura ralada e presunto
Rua Professor Moraes, nº 158 – Funcionários

Restaurante Origem
Prato: Filé de surubim à Origem
Descrição: Filé de surubim ao forno, acompanhado de legumes cozidos no vapor, molho de tomate cereja confitado com tomilho e alecrim
Rua dos Otoni, nº 726 – Santa Efigênia

Restaurante Sachica
Prato: Chicoso
Sobrecoxa de frango desossada e grelhada, servida com alho confitado, tomatinho, ao molho de tangerinas e laranja, servida com farofa de ovos e banana
Av. Francisco Sá, nº 35 – Prado

Restaurante Tia Zarica
Prato: Empanado sem culpa com molho refrescante
Descrição: Filé de frango empanado com farinha panko, assado e dourado em forno combinado (sem fritura), acompanha molho refrescante de iogurte natural
Rua Pouso Alegre, nº 919 – Floresta

Restaurante Tudo na Brasa
Prato: Medalhão mineiro
Descrição: Medalhões de frango ao molho de geleia de jabuticaba, creme de queijo canastra e crispy de couve

1. dos Engenheiros, nº 1104 – Castelo

Verdinho Restaurante
Prato: Nhoque de nhame Low Carb gratinado ao molho à bolonhesa
Descrição: Nhoque de nhame Low Carb gratinado ao molho à bolonhesa
Av. Cônsul Antônio Cadar, nº 122 – São Bento

Villa Gaia
Prato: Tilápia Villa Gaia
Descrição: Tilápia ao molho mediterrâneo.
Rua Padre Rolim, nº 691 – Santa Efigênia

Jornalista responsável: Maíra Rolim e Daniel de Andrade