Pão italiano, preparado com diversos recheios, garante cremosidade e aparência singular ao prato

A panhoca é um pão italiano, originária do Genzano, cidade da província de Roma. Feita de trigo de grão duro e fermentação natural. Reconhecê-la nas padarias ou panificadores é tarefa fácil, pois possui uma aparência singular. São pães grandes, redondos, com a casca mais grossa, com muitas bolhas de ar, e miolo firme.
A iguaria é vista por muitos como a união entre dois alimentos tradicionais e milenares, a sopa e o pão. De maneira simples seria: “o pão sobre o qual se despeja o caldo quente”. Essa é a essência da panhoca.
O prato é basicamente o pão italiano recheado com algum molho. O chef Vitor Pacheco, do La Vinicola Wine Bar, estabelecimento conhecido pelo consumo descomplicado de vinhos, com o uso de fichas e preços únicos para a taça e garrafa, criou três versões especiais para a casa, uma com carne e duas com queijo e carne. “A panhoca é uma receita perfeita para quem deseja algo cremoso e quentinho. Além de desfrutar do recheio, você come o pão, que fica molhadinho, por causa do molho. O pão é muito mais do que um simples recipiente neste prato”, conta Vitor.
Na casa, o pão italiano é recheado em três versões diferentes. A Burrata Melt, que é uma das opções, é feita de panhoca artesanal recheada com uma burrata inteira, levemente tostada como um vulcão de queijo. Já a Malbec Bread é recheada com molho cremoso de funghi e tiras de filet marinadas por vinte e quatro horas em vinho Malbec, e, por fim, a Gorgonzola e Filet, preparada com filé mignon ao gorgonzola.
As panhocas, no La Vinicola, custam R$ 36. O chef do estabelecimento afirma que a panhoca é uma espécie de fondue, com uma grande e significativa diferença: “A panhoca você saboreia do início ao fim deixando apenas o farelo do pão, enquanto o fondue resta a panela”, brinca, Vitor Pacheco.

Panhoca de Filé ao vinho e Funghi Chileno
La Vinicola Wine Bar & Fingerfood

Ingredientes:
1 panhoca italiana de aproximadamente 250g
250g de filé mignon
300ml de vinho tinto seco
100g de aparas de carne (qualquer apara)
1 cenoura
1 cebola
1 talo pequeno de salsão
30g de funghi chileno hidratado picado
100g de manteiga
50g de farinha de trigo
50g de alho triturado
50ml de creme de leite
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:
Coloque as aparas de carne em uma panela com um pouco da manteiga, a cenoura, a cebola e o salsão e um pouco do alho e refogue até ficar bem dourado. Deixe uma espécie de borra no fundo da panela.
Acrescente a farinha e logo em seguida o vinho para deglaçar e deixe cozinhar por uma hora até formar um molho bem espesso. Coe o molho e reserve. Faça um corte em cima da panhoca formando uma espécie de buraco, retire o miolo e pincele a manteiga no pão. Leve ao forno por cerca de 3 minutos. Pique o filé em tiras e coloque na frigideira quente com um pouco de manteiga e alho,tempere com sal e pimenta e quando estiver selado acrescente o molho reservado e o funghi picado. Para finalizar coloque o creme de leite e recheie a panhoca retirada do forno.

La Vinicola Wine Bar e Fingerfood
Rua São Paulo, 1815. Lj. 1. Bairro Lourdes. Belo Horizonte – MG
Funcionamento: de terça a sábado, de 17h as 23h30.
Capacidade:44 pessoas
Pagamentos: $, Master e Visa (débito e crédito), Beblue