Pacientes com câncer recebem doação de perucas no Hospital das Clínicas

Núcleo de Terapia NTC Soluções Capilares vai doar perucas para mulheres que estão em tratamento contra o câncer no Hospital das Clínicas, na região central de Belo Horizonte. Ação acontece na sexta feira, 23 de outubro, às 10h

O mês de outubro, também conhecido como Outubro Rosa, é dedicado ao combate ao câncer no mundo inteiro. A causa que mobiliza várias pessoas ao redor do mundo também chega ao Hospital das Clínicas, na região central de BH. Em homenagem ao mês, o NTC Soluções Capilares, empresa situada na Savassi que oferece soluções para problemas relacionados à saúde dos cabelos, vai doar perucas para pacientes que estão em tratamento contra a doença. A ação organizada sob coordenação do médico do setor de mastologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HTUFMG), Leandro Ramires, e sob intermédio do médico mastologista Gabriel de Almeida e da enfermeira Fátima Seixas, acontece às 10h, no Instituto Jenny de Andrade Faria de atenção à Saúde do Idoso e da Mulher, durante uma cerimônia que contará com a presença de grande parte dos colaboradores do setor de oncologia do hospital. As perucas serão armazenadas no banco de perucas do Hospital e a fila para receber o presente já conta com algumas pacientes que não vêem a hora de ter mais esse incentivo na luta contra a doença.
O tratamento contra o câncer, na maioria das vezes é um processo muito invasivo e doloroso. “Além de enfrentar os sintomas característicos da doença, o paciente, principalmente as mulheres, podem também sofrer com a perda dos cabelos, ocasionada pelo processo de quimioterapia. O uso de perucas durante o tratamento é um estímulo a mais para combater esse triste problema”, afirma a sócia-proprietária do NTC Soluções Capilares, Fernanda Tompa.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Em 2015, para o Brasil, são esperados 57.120 casos novos de câncer de mama.     Diante desses números que remetem uma realidade lamentável, Tompa não hesitou em promover essa ação, com o objetivo de minimizar os impactos para muitas mulheres que enfrentam a enfermidade. “80% dos pacientes que procuram as perucas estão em tratamento quimioterápico. A preocupação com a perda dos cabelos entre as mulheres em tratamento contra o câncer é sempre muito grande. O medo de ficar careca, muitas vezes é igual ao medo de enfrentar o tratamento. Com o uso de perucas, a paciente passa por esta fase de forma um pouco mais amena”, afirma.
A terapeuta capilar acrescenta ainda que ex-pacientes que já passaram pelo tratamento e estão curadas, também vão doar suas perucas para quem enfrenta a enfermidade atualmente. “Uma forma belíssima de colocar em prática a solidariedade neste dia tão importante, em que devemos reforçar nossas lutas contra os vários tipos de câncer”, completa Ana.

Sobre o NTC Soluções Capilares:
Localizada em Belo Horizonte, no coração da Savassi, a empresa oferece soluções para problemas relacionados aos cabelos, como próteses e mais de 200 tipos de perucas naturais e de fibras européia. A empresa começou com a Wilma Perucas, há 55 anos, se modernizou e hoje tem direção de Ana e Fernanda Tompa. Saiba mais: www.solucoescapilares.com.br

Doação de perucas para pacientes do Hospital das Clínicas
Data: 23/10/2015
Horário: 10h
Local: Instituto Jenny de Andrade Faria de atenção à Saúde do Idoso e da Mulher, no Hospital das Clínicas
Endereço: Alameda Álvaro Celso, 117 – Santa Efigênia

Assessoria de Imprensa: