Mixologista do Kanpai se rendeu ao sabor para criar o ‘jambucada’, drink feito a base da cachaça de jambu, limão, espuma de limão siciliano e licor de jabuticaba

Conhecido também como ‘agrião da Amazônia’, o jambu [planta muito comum no norte do Brasil, principalmente no estado do Pará] é a mais recente novidade que chefs e mixologistas de BH estão trazendo para suas criações. Além de ter uma grande quantidade de fibras, o que a torna uma boa opção para quem sofre de diabetes, a erva pode ser utilizada ainda em tortas, patês, bolos, carnes…e drinks.
No Kanpai, restaurante de culinária japonesa, no bairro Cruzeiro, o mixologista Yago Lima, se rendeu a esta tendência para criar uma das bebidas presentes na carta da casa, o Jambucada (R$ 24,90), feito a base da cachaça de jambu, limão, espuma de limão siciliano e licor de jabuticaba.
Segundo o mixologista, a escolha da planta para ser o principal ingrediente do drink, está atrelada ao crescimento do consumo da cachaça de jambu em BH e, ao mesmo tempo, ao desejo dos clientes do Kanpai em não consumirem apenas drinks, mas sim experiências. “Suavemente picante, ele [jambu] provoca leve dormência nos lábios e na língua, o que aumenta o sabor de alguns temperos como o molho shoyu e o wasabi, muito usados em nossos pratos”.
Para obter o efeito com mais intensidade, Yago orienta utilizar algumas flores da planta na hora do preparo dos alimentos. “É nelas que se encontra a maior quantidade do componente químico responsável pelo formigamento” explica acrescentando que, embora a erva seja o primeiro ingrediente regional usado nos drinks do restaurante, a intenção é regionalizar ainda mais a coquetelaria da casa e investir, inclusive, em sugestões de pratos que possam harmonizar com bebidas ‘diferentonas’. “Gastronomia é, sobretudo, provocar estímulos. Como somos um restaurante de culinária japonesa informal e optamos por dar um toque brasileiro nos pratos/drinks, é superválido inserir elementos regionais com os quais os clientes podem se identificar e fazer, até mesmo, com que eles se lembrem de uma viagem guardada na memória”, reflete Yago.

Jambucada
Ingredientes
-30ml de cachaça de jambu
-30ml de licor de jabuticaba
-30ml de suco de limão
-20ml de xarope de açúcar
-Espuma de limão siciliano
Modo de preparo
Preencha um copo baixo (tipo whisky) com gelo, coloque todos os ingredientes e misture bem. Feito isso, complete com a espuma de limão siciliano até a borda do copo.

Kanpai

1. Pium-í, 1.122 – Cruzeiro