“Fábrica de Sonhos – Mostra de Animação” exibirá 35 longas-metragens, que ainda fazem sucesso com públicos de diversas idades; seleção de filmes vai de ‘FormiguinhaZ’ (1998) a ‘As Aventuras do Capitão Cueca, o Filme’ (2017)

As crianças de Belo Horizonte terão mais um atrativo nas férias de julho. Isso porque um dos mais importantes estúdios cinematográficos do mundo vai ganhar uma retrospectiva em comemoração aos seus 25 anos e à revolução provocada na história da animação por suas técnicas e personagens inesquecíveis. De 10 a 29 de julho, “Fábrica de Sonhos – Mostra de Animação” exibirá, no CCBB BH (Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte) 35 longas-metragens produzidos pelo fascinante mundo da DreamWorksAnimation. A seleção de filmes vai de FormiguinhaZ (1998) a As Aventuras do Capitão Cueca, o Filme (2017) e faz uma dobradinha imperdível com DreamWorksAnimation: A Exposição – Uma Jornada do Esboço à Tela, também em cartaz no CCBB BH até 29 de julho. O projeto, com patrocínio do Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem entrada gratuita.
De acordo com o curador da mostra de animação, Breno Lira Gomes, pelo fato da DreamWorks ter produzido inúmeros sucessos e filmes que se tornaram clássicos, nada mais justo que uma grande mostra para agrupá-los. “As produções [da DreamWorks] usam e abusam das citações ao universo da cultura pop e reúnem um time de dubladores de peso da indústria do cinema norte-americano. Não há como negligenciar que este estúdio é hoje um dos principais na área de animações do planeta”, destaca.
Uma dos 35 longas que será exibido durante o período é Shrek (2001), cuja história trouxe uma grande reviravolta no mundo da animação por colocar como protagonista uma criatura verde, asquerosa, sem modos, mas que acabou se tornando um dos seres mais amados do planeta e ganhou, inclusive, três continuações. “Shrek encantou a todos com uma história sarcástica envolvendo o universo dos contos de fadas”, ressalta Breno. A animação, dirigida por Andrew Adamson e Vicky Jenson, foi apresentada em competição no Festival de Cannes e conquistou o primeiro Oscar de Animação da história, em 2001, desbancando a Disney, que na ocasião concorria com Monstros S.A. O sucesso mundial de Shrek garantiu, inclusive, a permanência da divisão de animação dos estúdios DreamWorks. Apesar da qualidade excepcional dos filmes e de dubladores famosos como Woody Allen, Michelle Pfeiffer, Mel Gibson e Kenneth Branagh, as bilheterias fracas quase fizeram o estúdio desistir das animações.
A DreamWorksAnimation produziu também O Príncipe do Egito, primeira animação em 2D do estúdio, que venceu o Oscar de Melhor Canção; A Fuga das Galinhas, animação em stop-motion de maior bilheteria até hoje; Os Sem Floresta, adaptação dos quadrinhos criados por Michael Fry e T. Lewis para a United Media; e As Aventuras do Capitão Cueca: O filme, inspirado na série de livros infantis escrita por Dav Pilkey, entre muitos outros títulos que conquistaram crianças e adultos.
Fábrica de Sonhos – Mostra de Animação” apresentará ao público ainda a trajetória do estúdio criado por três nomes poderosos de Hollywood – Steven Spielberg, Jeffrey Katzenberg, David Geffen -, que conseguiu driblar o começo abaixo das expectativas e promoveu uma mudança nos parâmetros dos filmes de animação realizados até então.

Debates e master class

A mostra promoverá ainda dois debates com os temas “Uma revolução animada, com os pesquisadores Rita Ribeiro e Virgílio Vasconcelos e mediação do curador Breno Lira Gomes, no dia 10 de julho; e “Dando voz a personagens animados”, com a atriz dubladora Miriam Ficher e o crítico de cinema Marcelo Miranda, no dia 25 do mesmo mês.
Haverá também a master class “A fábrica de sonhos”, ministrada por Sávio Leite, organizador da Múmia – Mostra Udigrudi Mundial de Animação, entre os dias 17 e 19 de julho. As inscrições para esta atividade devem ser feitas a partir de 11 de julho, pelo e-mail fabricadesonhosanimacao@gmail.com.
Estão inclusos na agenda da mostra, três sessões especiais com recursos de acessibilidade: Shrek (audiodescrição, 18/07, às16h), Como Treinar o seu Dragão (interpretação em libras, 24/07, às 18h) e Madagascar (legenda descritiva, 28/07, às18h).
As pessoas que juntarem cinco ingressos de diferentes sessões ganham um catálogo produzido especialmente para a mostra, com artigos inéditos, curiosidades, sinopses e fichas técnicas dos filmes.

Fábrica de Sonhos – Mostra de animação
Programação – CCBB Belo Horizonte – 10 a 29 de julho

10 de julho, quarta-feira
14h – O príncipe do Egito (Dublado, 99 min, Livre)
16h – Shrek (Legendado, 93 min, Livre)
Após a sessão haverá o debate “Uma revolução animada”, com os pesquisadores Rita Ribeiro e Virgílio Vasconcelos e mediação do curador Breno Lira Gomes.

11 de julho, quinta-feira
14h – Formiguinha Z (Dublado, 83 min, Livre)
16h – Turbo (Dublado, 96 min, Livre)
18h – Bee Movie: A história de uma abelha (Legendado, 95 min, Livre)

12 de julho, sexta-feira
14h – Wallace &Gromit: A batalha dos vegetais (Dublado, 84 min, Livre)
16h – Por água abaixo (dublado, 84 min, Livre)
18h – A fuga das galinhas (Legendado, 84 min, Livre)

13 de julho, sábado
14h – Madagascar (Dublado, 86 min, 12 anos)
16h – Madagascar 2: A grande escapada (Dublado, 89 min, Livre)
18h – Madagascar 3: Os Procurados (Legendado, 93 min, Livre)

14 de julho, domingo
14h – Shrek (Dublado, 93 min, Livre)
16h – Shrek 2 (Dublado, 92 min, Livre)
18h – Shrek Terceiro (Legendado, 93 min, Livre)

15 de julho, segunda-feira
16h – Shrek para sempre (Dublado, 93 min, Livre)
18h – Gato de Botas (Legendado, 90 min, Livre)

17 de julho, quarta-feira
13h30 – Master class “Fábrica de Sonhos” com Sávio Leite (120 min, 18 anos)
16h – As aventuras de Peabody e Sherman (Dublado, 92 min, Livre)
18h – As aventuras do Capitão Cueca: O filme (Legendado, 90 min, Livre)

18 de julho, quinta-feira
13h30 – Master class Fábrica de Sonhos com Sávio Leite (120 min, 18 anos)
16h – Shrek (Dublado e com Audiodescrição, 93 min, Livre) Sessão com acessibilidade
18h – Os pingüins de Madagascar: O filme (Legendado, 93 min, Livre)

19 de julho, sexta-feira
13h30 – Master class Fábrica de Sonhos com Sávio Leite (120 min, 18 anos)
16h – Trolls (Dublado, 92 min, Livre)
18h – O poderoso chefinho (Legendado, 97 min, Livre)

20 de julho, sábado
14h – Kung Fu Panda (Dublado, 90 min, Livre)
16h – Kung Fu Panda 2 (Dublado, 90 min, Livre)
18h – Kung Fu Panda 3 (Legendado, 94 min, Livre)

21 de julho, domingo
14h – Sinbad – A lenda dos sete mares (Dublado, 86 min, Livre)
16h –O caminho para El Dorado (Dublado, 90 min, Livre)
18h – Spirit: O corcel indomável (Legendado, 83 min, Livre)

22 de julho, segunda-feira
16h – O espanta tubarões (Dublado, 89 min, Livre)
18h – Os sem floresta (Legendado, 83 min, Livre)

24 de julho, quarta-feira
14h – Monstros vs Alienígenas (Dublado, 94 min, Livre)
16h – Megamente (Dublado, 95 min, Livre)
18h – Como treinar o seu dragão (Legendado e com interpretação em Libras, 98 min, Livre) Sessão com acessibilidade

25 de julho, quinta-feira
14h – Kung Fu Panda (Dublado, 90 min, Livre)
16h – Gato de Botas (Dublado, 90 min, Livre)
Após a sessão haverá o debate “Dando voz a personagens animados”, com a atriz dubladora Miriam Ficher e com o crítico de cinema Marcelo Miranda, com mediação do curador Breno Lira Gomes.

26 de julho, sexta-feira
14h – Os Croods (Dublado, 98 min, Livre)
16h – A origem dos guardiões (Dublado, 97 min, Livre)
18h – Cada um na sua casa (Legendado, 93 min, Livre)

27 de julho, sábado
14h – As aventuras do Capitão Cueca: O filme (Dublado, 90 min, Livre)
16h – O poderoso chefinho (Dublado, 97 min, Livre)
18h – Trolls (Legendado, 92 min, Livre)

28 de julho, domingo
14h – Como treinar o seu dragão (Dublado, 98 min, Livre)
16h – Como treinar o seu dragão 2 (Dublado, 101 min, Livre)
18h – Madagascar (Legendado com Legenda Descritiva, 86 min, 12 anos) Sessão com acessibilidade

29 de julho, segunda-feira
14h – A fuga das galinhas (Dublado, 84 min, Livre)
16h – O príncipe do Egito (Dublado, 99 min, Livre)
18h – Formiguinha Z (Legendado, 83 min, Livre)

SOBRE O CCBB BH

Inaugurado em 27 de agosto de 2013, o Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte está prestes a completar seis anos. O espaço integra o Circuito Liberdade, complexo de antigos prédios da administração pública, que se tornaram equipamentos de cultura, artes e lazer em um dos mais belos cartões postais da capital mineira.
Desde sua abertura, o CCBB-BH já recebeu mais de 4,4 milhões de visitantes e está entre os 10 museus mais visitados do Brasil, segundo o ranking do IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus. Algumas de suas exposições também figuram entre as mais visitadas do mundo, de acordo com a última edição do ranking da publicação The Art Newspaper.

FÁBRICA DE SONHOS – MOSTRA DE ANIMAÇÃO
Patrocínio: Banco do Brasil
Curadoria: Breno Lira Gomes
Produção: BLG Entretenimento