Mais de 1.000 pessoas são esperadas no próximo dia 28 (sábado), na praça Milton Campos, em Betim. Mulheres em tratamento ou que já superaram a doença irão puxar a fila da caminhada

O mês de outubro é marcado por uma grande campanha mundial, o Outubro Rosa, que visa conscientizar e desmistificar o câncer de mama. Com este objetivo, a Organização Regional de Combate ao Câncer (ORCCA), que oferece atendimento a pacientes oncológicos e seus familiares, na cidade de Betim, promove, neste período, diversas ações visando alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.
A 8ª Caminhada Outubro Rosa, que será realizada no dia 28 de outubro, com ponto de concentração na Praça Milton Campos, é mais um evento de alerta e promoção da saúde oferecido à população por meio da entidade, em parceria com a Prefeitura de Betim e instituições municipais. Segundo a supervisora assistencial, Fernanda Martins, a ORCCA, como agente modificador, deseja informar e esclarecer dúvidas acerca do câncer de mama, que, na atualidade, é o segundo tipo mais comum entre as mulheres: “Preocupamo-nos em abraçar esta causa e ganhar mais adeptos aonde quer que estejamos. Nosso intuito é incentivar e sensibilizar a sociedade para a adoção de um estilo de vida mais saudável”, afirma.
A abertura do evento ocorrerá, às 8h, na Praça Milton Campos, no centro de Betim, onde haverá também estandes com serviços gratuitos de aferição de pressão arterial e glicose. Além disso, atividades culturais, palestras e tendas com informações sobre o câncer de mama serão disponibilizados para os presentes. Após o alongamento, que começará às 8h30, em uma caminhada simbólica, os participantes, incluindo mulheres em tratamento contra o câncer de mama ou que venceram a doença, descerão a Avenida Governador Valadares e retornarão para a praça.
Em sua 8ª edição são esperados mais de 1000 participantes, a fim de propiciar um momento de confraternização e união na luta contra o câncer de mama. A ideia é estimular e motivar pacientes oncológicos, além de incentivar o cuidado com a saúde.

Números sobre o Câncer de Mama

O Câncer de Mama é o mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, depois do de pele não melanoma, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o que corresponde há cerca de 28% de novos casos a cada ano. Este tipo de câncer é mais frequente entre mulheres acima dos 50 anos de idade e pode acometer também o público masculino, porém em menor escala, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Sobre a ORCCA

A ORCCA atua há 12 anos apoiando pacientes com câncer e seus familiares. A organização, sem fins lucrativos, tem como compromisso promover conhecimento sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Para isso ela realiza todos os anos ações como a “Caminhada Rosa” e palestras educativas, tanto para a população quanto para profissionais de saúde.

Serviços:

Evento: 8ª Caminhada Outubro Rosa
Data: 28 de outubro, sábado
Horário: a partir das 8h
Local: Praça Milton Campos – Betim
Informações: (31) 3595-3882

Programação:
8h – Abertura e concentração na Praça Milton Campos, no Centro de Betim.
8h – Estandes com serviços de aferição de pressão arterial e glicose
8h30 – Alongamento