Evento, inspirado na cozinha ao ar livre do argentino Francis Mallmann, traz o fogo como ‘tempero’ principal dos pratos; Preparações diferenciadas, como orgânicos assados na brasa, costela de tambaqui e até churrasco coreano poderão ser degustados pelo público

Reunir grandes chefs nacionais e mineiros que irão preparar, ao vivo, em 20 estações, diversos tipos de alimentos, como carnes, peixes, aves, massas, frutos do mar e até mesmo orgânicos de alta qualidade, tendo o fogo como único método de cocção. É com esse mote que o Fuegos Festival chega a Belo Horizonte no dia 11 de maio para a sua terceira edição. O megaevento gastronômico acontece no Espaço Bela Vista (antigo Hangar 677), no bairro Olhos D’Água, região Oeste da capital. A expectativa de público é de até duas mil pessoas.
Segundo um dos idealizadores, Marcelo Wanderley, o ‘Fuegos 3’ está repleto de novidades, a começar pela atração principal: O renomado chef Roberto Ravioli. O proprietário das casas Empório Ravioli e Casa Ravioli, ambas em São Paulo, irá preparar a sua tradicional porchetta romana. Essa será desossada e recheada com a própria carne, temperos, ervas aromáticas e depois assada.
Além de Ravioli, já estão confirmados Paulo Yoller (Bão Bão Baby e Meats – São Paulo/SP), que fará o bão recheado de pulled pork, sanduíche taiwanês que ganhou o mercado paulistano; Saulo Jenning (Casa do Saulo – Santarém/PA), responsável  por trazer para os mineiros o sabor da autêntica costela de tambaqui; e Sae Kim (New Shin La Kwan – São Paulo/SP), especializado em churrasco coreano.
Do casting de chefs mineiros farão parte, Djalma Victor (OssO Mind the Bones); Ivo Faria (Vecchio Sogno); Emmanuel Ruz (Alma Chef); Gael Paim (Baixo Lourdes), Antônio Marreta (Coal BBQ Market); Felipe Galastro e Flávio Trombino (Xapuri). Este último comandará uma estação de tropeiros.
Já os chefs Kiki Ferrari (Chefn’boss) e Júlio Costa vão usar como inspiração a Temaskal. Neste antigo ritual, índios norte-americanos e dos povos inca, maia e asteca, usavam pedras quentes, esquentadas no fogo e, com o vapor da alta temperatura mesclado ao perfume de ervas medicinas adicionadas a água, purificavam o corpo de forma natural, para desobstruir os poros da pele, dilatar os vasos sanguíneos, eliminar toxinas, estimular o aparelho respiratório e imunológico, além de limpar mente e espírito. Só que no caso dos chefs, a técnica das pedras quentes será utilizada no preparo da paleta bovina. “Rememorar esta técnica milenar é uma forma de ilustrar a importância que o fogo teve para nossos ancestrais, como um elemento de forte importância vital”, explica Kiki.
A inspiração dos produtores para desenvolver o Fuegos Festival vem do argentino Francis Mallmann, adepto da cozinha ao ar livre e considerado um dos melhores do mundo em preparar uma boa carne. “Seja na grelha, no forno a lenha ou no fogão, Mallmann não abre mão do modo rústico de fazer comida, que foge de molhos elaborados e ingredientes requintados, mas traz um estilo típico argentino, que agrada diversos paladares. É essa pegada que trouxemos para o nosso festival, ao longo das duas últimas edições, e pretendemos continuar mantendo através da participação dessas feras da cozinha”, explica Marcelo Wanderley.

Outras atrações

Além dos preparos nas estações dos chefs assadores, apresentações de rock com a Fuegos Rock Band, da qual fazem parte os principais músicos de BH, incluindo o bateirista do Pato Fu, Glauco Mendes, haverá também show com a banda Falcatrua, que inclui, no repertório, grandes sucessos de Tim Maia. Também fazem parte da programação apresentações com DJs, intervenções culturais, espaço fuegos store e fuegos kids, wine e gin bar.
Os ingressos estão no 1º lote ao preço de R$ 240 (masculino e feminino). Os vouchers dão direito ao consumo livre nas estações (open food*) e de chope, água e refrigerante, além de toda a programação musical. As vendas são feitas através do site
www.centraldoseventos.com.br/fuegosfestival ou nas lojas próprias da Central dos Eventos.

*Os chefs estão orientados a servirem porções de até 120g. Repetição a vontade

3ª Edição do Fuegos Festival
Data: 11 de maio de 2019, de 14h às 22h
Local:  Bela Vista – Rua Henriqueto Cardinalli, 121, Olhos D’Água. BH/MG